(Novidades) Destaques Internacionais

Postado em 05 de Junho às 15h54

Catarinenses representarão o Brasil em competição e na arbitragem da 1º Copa Naciones 2020

Destaques Internacionais (7)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX O maior torneio online por equipes organizado por Francisco Iglesias Leon (Espanha) e Nuno Andrade (Portugal) do Grupo Desportivo Dias Ferreira e Gíjon64 realizarão a 1ª Copa Naciones...

O maior torneio online por equipes organizado por Francisco Iglesias Leon (Espanha) e Nuno Andrade (Portugal) do Grupo Desportivo Dias Ferreira e Gíjon64 realizarão a 1ª Copa Naciones Ordum 2020, Feminino e Absoluto neste sábado (06), às 11h. O evento já conta com quase 600 jogadores em 14 equipes no feminino e 43 times no absoluto, com muitos representantes titulados e de todos os continentes. 

Um dos destaques especiais do torneio é a presença dos catarinenses que integram as equipes e também vão atuar na equipe de arbitragem em parceria com o projeto Damas em Ação e a Federação Catarinense de Xadrez (FCX). As partidas serão disputadas na plataforma chess.com em ritmo de tempo de três minutos com dois segundos de acréscimo por lance. 

A competição contará com transmissão e comentários ao vivo no twitch com o Mestre Nacional (NM) Wellington Albuquerque e as irmãs blumenauenses NM Gabriela Luísa Vicente Feller e Isadora Feller, as “Hermanas Feller”, no link: https://www.twitch.tv/NMFortitudine

“Eu ajudei a formar as equipes do Brasil com a ajuda das Damas em Ação e FCX e o maior objetivo é unir os amigos do xadrez. Então, gostaria de convidar a todos para que marquem em suas agendas e acompanhem o torneio amanhã a partir das 11h. Vamos torcer, curtir, compartilhar a grande festa do xadrez mundial”, destaca o NM Guilherme Deola Borges. 

Confira quem são os REPRESENTANTES CATARINENSES na competição: 

Time Brasil A:
IM César Hidemitsu Umetsubo (Florianópolis) e Eduardo Lucas Lorenzon (Balneário Camboriú);
GM Alexandr Fier (Natural de Joinville e representa Joaçaba nos Jogos Abertos de Santa Catarina – JASC);

Link chess results: http://chess-results.com/tnr527829.aspx?lan=10&art=8&turdet=YES&flag=30

Time Brasil B:
Capitão: Marcelo Pomar (Florianópolis) - Presidente da Federação Catarinense de Xadrez (FCX)
FM Edgar Rodrigues (Concórdia)
NM Lucas Cardoso (Itajaí)
FM Nathan Filgueiras (Blumenau)
NM Lucas Picolli (Jaraguá do Sul)
CM Luiz Bugança (Florianópolis/Lages )
NM Guilherme Deola Borges (Lacerdópolis) – atualmente mora em Portugal
CM Kaiser Luiz Mafra (Florianópolis)
Juliano Zonta (Fraiburgo) - Diretor do Interior da Federação Catarinense de Xadrez (FCX)
Christopher de Carvalho (Florianópolis)
NM Daniel Brandão Mariani (Florianópolis)
Link chess results: http://chess-results.com/tnr527829.aspx?lan=10&art=8&turdet=YES&flag=30

Time Brasil Feminino: 
WMI Kathiê Goulart Librelato (Içara)
Ana Julia Goulart Librelato (Içara)

Link chess results: http://chess-results.com/tnr527892.aspx?lan=10&art=8&turdet=YES

Árbitros catarinenses:

FA Luciano Rietter (Um dos árbitros coordenadores da competição e Coordenador de Arbitragem da Federação Catarinense de Xadrez | Massaranduba / morando atualmente em Portugal)
AR Julia Rodio (Concórdia)
Laura Luisa Eger (Rio do Sul)
Luciano Justi (Lages)
Tiago Rosa (Içara)
Angélica Mufato Reis (Florianópolis / Portugal)
Arthur Schena (Lacerdópolis/Chapecó)
Claudionor Pirola (Içara)
Erick Schmidt
Leandro Ubialli Cardoso (Criciúma)
Jean Carlos Klein (Concórdia)
Luan Carlos Klein (Concórdia) 

 

Texto: Lizi Vicenzi - Assessoria de Comunicação FCX / Com colaboração NM Guilherme Deola Borges

Material gráfico da competição: Kathiê Goulart Librelato e Luciano Rietter

  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

Postado em 08 de Maio às 14h27

Clube de Xadrez de Chapecó representa universidade e enfrentará equipe de Xadrez dos Estados Unidos

Destaques Internacionais (7)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX “O xadrez é o jogo mais antigo e universal que se conhece entre os homens”. Essa frase foi proferida por Benjamin Franklin ao escrever a “Moral do Xadrez” publicada pela...

“O xadrez é o jogo mais antigo e universal que se conhece entre os homens”. Essa frase foi proferida por Benjamin Franklin ao escrever a “Moral do Xadrez” publicada pela primeira vez em 1786. Um jogo clássico que tem sido adaptado durante a pandemia do Covid-19. Torneios e disputa de matches onlines têm acontecido com frequência. Ao seguir essa alternativa, o Clube de Xadrez de Chapecó vai representar a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e enfrentará a equipe de Xadrez “Chess Club” da Florida International University.

O confronto está marcado para este sábado (09), às 21h pela plataforma Lichess. Ao todo, 16 enxadristas enfrentarão outros 16 jogadores do time dos Estados Unidos, em duas partidas com cores alternadas e ritmo de tempo de três minutos com dois segundos de acréscimo por lance. A equipe vencedora será a que somar mais pontos a partir dos resultados individuais dos enxadristas. 

“A Unochapecó vai enfrentar uma das melhores Universidades dos Estados Unidos. A instituição tem uma equipe de xadrez, como é bastante comum no país. Acredito que será um evento muito bacana porque estamos abrangendo todos os públicos. Agora iremos enfrentar a equipe oficial de Xadrez de uma prestigiada universidade dos Estados Unidos que recebe muitos estudantes do mundo todo, tanto que na lista deles temos jogadores Argentinos, Espanhóis, Cubanos, Mexicanos e Colombianos. Esse intercâmbio é fundamental para motivar os atletas”, destaca o Professor de Xadrez e um dos organizadores do confronto, Mestre Internacional Leandro Perdomo. 

O Presidente do Clube de Xadrez de Chapecó, Ernani Zottis, aponta os benefícios da iniciativa. “O Xadrez está crescendo muito nesse período pois é um esporte que pode ser praticado online. Estamos realizando vários matches e esse em especial estaremos representando a Unochapecó. Além de colocar em prática nossos conhecimentos é uma excelente oportunidade de integração entre os atletas”, reforça o Presidente. 

Nas últimas semanas, a equipe de xadrez de Chapecó já enfrentou jogadores do Clube de Ajedrez Jaque Mate de Buenos Aires, Clube de Xadrez de Goiás, Escola Xadrez Porto, de Portugal, equipe de Xadrez do River Plate e Club de Ajedrez de Posadas. Além da plataforma oficial, as partidas serão transmitidas e comentadas ao vivo no canal do Clube de Xadrez de Chapecó no youtube.

Liziane Nathália Vicenzi
Jornalista - MTB 6142 
Assessoria de Comunicação da Federação Catarinense de Xadrez (FCX)


Postado em 05 de Maio às 08h06

Coordenador de Arbitragem da Federação Catarinense de Xadrez vai arbitrar "Online Nations Cup"

Destaques Internacionais (7)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Incontáveis profissões foram reinventadas nesse período de isolamento social ocasionado pela Covid-19. Uma delas é a de árbitro de xadrez, que do formato presencial foi...

Incontáveis profissões foram reinventadas nesse período de isolamento social ocasionado pela Covid-19. Uma delas é a de árbitro de xadrez, que do formato presencial foi readequado para o online. Os tradicionais torneios presenciais lotados de jogadores agora acontecem em plataformas online no conforto da casa dos jogadores - e dos árbitros. No entanto, arbitrar continua sendo fundamental para o bom andamento das partidas e um exemplo disso é a atuação do Coordenador de Arbitragem da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Árbitro FIDE (FA), Luciano Rietter que nas últimas semanas tem arbitrado torneios internacionais pelo computador de casa.

Atualmente, Luciano que é natural de Massaranduba-SC mora em Portugal onde cursa Doutorado em Engenharia Eletrônica na Universidade do Minho. A nova experiência profissional de Luciano começa hoje com o início da “Copa das Nações Online” – (Online Nations Cup), que acontece de 5 a 10 de maio, promovida pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e plataforma de Xadrez Chess.com.

"Os árbitros geralmente tem papel de assegurar que as leis do xadrez sejam cumpridas durante os torneios, sendo que algumas regras causam dúvidas até mesmo nos árbitros menos experientes. Jogando no computador, é impossível realizar um lance ilegal e não precisa anotar os seus lances. É mais fácil para os jogadores, mas não para os árbitros e organizadores. Eles precisam sempre estar atentos às tentativas de trapaça e garantir fair play (jogo limpo) apenas com base em uma webcam. Não é perfeito, mas é o que dá pra fazer. ‘O árbitro é um eterno vigilante’ nunca fez tanto sentido como nos tempos atuais”, destaca Rietter.

A disputa do Online Nations Cup acontece com ritmo de jogo de 25 minutos com acréscimo de 10 segundos por lance. São seis equipes disputando em formato todos contra todos com ida e volta (termo no xadrez chamado Double Round Robin). Em cada equipe, são quatro titulares e dois reservas e serão reunidos alguns dos melhores jogadores do mundo na atualidade como os GMs Maxime Vachier Lagrave, Levon Aronian, Fabiano Caruana, Hikaru Nakamura, Ju Wenjun e Alexandra Goryachkina. O ex-campeão mundial Garry Kasparov será o capitão do time Europa, enquanto o presidente da FIDE Arkady Dvorkovity será o capitão do time Resto do Mundo. O prêmio total é de US$ 180 mil dólares. O Chess.com transmitirá todos os jogos ao vivo, com comentários em oito idiomas.

Desde que iniciou a quarentena, Luciano arbitra semanalmente o torneio Floripa Satélite Online que conta com competições classificatórias durante a semana e uma final no sábado. Ele arbitrou recentemente o torneio Sunway Sitges, o primeiro torneio com controle de tempo clássico realizado de forma online da história.

Rietter destaca a experiência de arbitrar em casa como algo novo, onde é necessário exercer papel de vigilância. “Temos o dever de garantir que tudo corra bem. Seremos organizados pela Árbitra Chefe Sabrina De San Vicente, do Uruguai, uma mulher bastante experiente nessas competições de alto nível então estamos bastante confiantes. Somos sujeitos a falhas mas com certeza daremos nosso melhor” diz Luciano. O árbitro catarinense será o responsável pelo controle da equipe da China, composta pelos jogadores Ding Liren, Wang Hao, Wei Yi, Hou Yifan, Yu Yangyi e Ju Wenjun. 

Equipes:

Europa: Capitão: Garry Kasparov; Jogadores: Maxime Vachier-Lagrave, Levon Aronian, Anish Giri, Anna Muzychuk, Jan-Krzysztof Duda e Nana Dzagnidze.

China: Capitão Ye Jiangchuan; Jogadores: Ding Liren Wang Hao, Wei Yi, Hou Yifan, Yu Yangyi e Ju Wenjun.

Estados Unidos: Capitão John Donaldson; Jogadores: Hikaru Nakamura, Fabiano Caruana, Wesley So, Irina Rush, Leinier Dominguez Perez e Anna Zatonskih.

Rússia: Capitão: Capitão: Alexander Motylev; Jogadores: Ian Niepomniachi, Vladislav Artemiev, Sergey Karjakin, Aleksandra Goryachkina, Dmitry Andreikin e Olga Girya.

Resto do mundo: Capitão: Arkady Dvorkovich; Jogadores: Teimour Radjabov, Alireza Firouzja, Bassem Amin, Mariya Muzychuk, Jorge Cori e Dinara Saduakassova.

Índia: Capitão: Viswanathan Anand; Jogadores: Viswanathan Anand, Vidit Gujrathi, Pentala Harikrishna, Adhiban Baskaran, Humpy Koneru y Harika Dronavalli.

Texto: Liziane Nathália Vicenzi - Jornalista - MTB 6142 
Assessoria de Comunicação FCX

  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

Postado em 03 de Fevereiro às 20h33

Catarinenses disputam o Portugal Open 2020 em Lisboa

Destaques Internacionais (7)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Santa Catarina está presente mais uma vez em Lisboa!  Com organização impecável da Federação Portuguesa de Xadrez – FPX e arbitragem do AI Carlos...

Santa Catarina está presente mais uma vez em Lisboa! 

Com organização impecável da Federação Portuguesa de Xadrez – FPX e arbitragem do AI Carlos Oliveira Dias, o evento é um sucesso com 216 inscritos, de 33 países. Entre eles jogaram o MN Guilherme Deola Borges e o AF Luciano Rietter (isso mesmo, jogando!). É a estreia do Luciano como jogador em um torneio oficial da FIDE. 

Luciano é Diretor de Arbitragem da FCX e Guilherme é ex-presidente da FCX (2017-2018), ambos fazem doutorado em Engenharia na Universidade do Minho - UMinho, em Guimarães no norte de Portugal. Eles representam o Grupo Desportivo Dias Ferreira, de Porto, ao qual são imensamente gratos nas pessoas do Nuno Andrade e Vitorino Ferreira.

Em 2019 jogaram este torneio o Guilherme e o Claudionor Pirola. No teaser de divulgação do evento para este ano, os catarinense foram destaque, como pode ser visto no vídeo:

Vídeo de divulgação: https://youtu.be/sLoa-NUOOXE
Site do evento: https://www.portugalopen.fpx.pt/

A FPX realiza uma excelente gestão com o Dominic Cross. Portugal realiza grandes abertos, como o Guimarães Open em agosto, que tem fortes jogadores e é válido para normas.
Esse torneio é uma grande oportunidade para catarinenses e brasileiros conhecerem Lisboa e algumas figuras do xadrez mundial. Geralmente acontece na primeira semana de fevereiro, então dá pra aproveitar e planejar para ir logo após o Floripa Chess Open e jogar os maiores torneios do Brasil e de Portugal.

Os resultados podem ser acompanhados, como de costume, no site do Chess Results: http://chess-results.com/tnr484679.aspx?lan=10&art=0&flag=30&zeilen=99999 

TEXTO ESCRITO PELO MN GUILHERME DEOLA BORGES E PELO AF LUCIANO RIETTER 

  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

Postado em 16 de Dezembro de 2019 às 21h55

Catarinenses conquistam três ouros, três pratas, quatro bronzes e títulos de melhores escolas no Sul-Americano Escolar de Xadrez em Foz do Iguaçu

Destaques Internacionais (7)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Três dias para marcar a história do xadrez catarinense: de 13 a 15 de dezembro, Foz do Iguaçu sediou o 2º Campeonato Sul Americano Escolar que premiou os melhores enxadristas de sete...

Três dias para marcar a história do xadrez catarinense: de 13 a 15 de dezembro, Foz do Iguaçu sediou o 2º Campeonato Sul Americano Escolar que premiou os melhores enxadristas de sete a 17 anos. Santa Catarina participou com uma comitiva de 30 atletas - a Delegação Santa Catarina/MEXE organizada pela WIM Regina Ribeiro, de Blumenau. O estado também foi representado por jogadores das cidades de Jaraguá do Sul, Brusque, Barra Velha, Penha, Florianópolis, Içara, Lages, Rio do Sul e Seara. 

As campeãs no torneio foram Martina Passold, de Blumenau, na categoria sub-07, Aliça Bittencourt, de Seara, na categoria sub-13 e Gisele Santiago Leacina, de Içara, na categoria sub-17. O vice-campeonato foi conquistado pelo jaraguaense Lucas Piccoli na categoria sub-17 e por Mariana Nara da Costa, de Penha, na categoria sub-9. Helena Krambeck do Palácio da Memória de Florianópolis também foi vice-campeã na categoria até sete anos. 

Em terceiro lugar, quatro catarinenses foram destaques no torneio: Kauan Mariani Ferreira, de Içara no sub-15, Alessandro Mathias Machado, também de Içara, no Sub-13 e, de Blumenau, Paola Cunha, no sub -7, Letícia Moretto, no sub-15 feminino.

Além dos expressivos resultados individuais, o Colégio Bom Jesus Santo Antônio, de Blumenau, contou com 10 participantes e foi a escola campeã geral da competição com 61 pontos. O xadrez de Içara foi vice-campeão geral do Sul-Americano, com 59 pontos conquistados e a cidade de Assunção/Paraguai, encerrou com a terceira colocação e 50 pontos. 

Apoiadores da Delegação Santa Catarina/MEXE na competição: 

- 100% Xadrez
- Revivescer
- Executivo
- Yazigi Blumenau
- Domínio Contabilidade
- Transdida Guinchos
- Zeus do Brasil
- Copimagem
- Postos 7
- Printblu
- Selaria Faísca
- HPRINTTER
- Furbo
- Dalex
- JS Estacionamento
- Norte Shopping
- Shopping Neumarkt
- AC Prime
- Pingo Lelê
- MEXE
- Clube de Xadrez de Blumenau
- FCX - Federação Catarinense de Xadrez

Confira classificação completa dos catarinenses em: https://bit.ly/38KyjnC

Texto: Liziane Nathália Vicenzi - Jornalista - MTB 6142 | SC - Assessoria FCX
Com Contribuição: Marco Aurélio da Silva Júnior / ACX Içara
Fotos: Marco Aurélio da Silva Júnior/Delegação Santa Catarina / MEXE / ACX Içara

  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

FCX parabeniza representantes catarinenses no 16º Festival Sul-Americano da Juventude07/12/19 Entre os dias 1 a 6 de dezembro, Buenos Aires (Argentina) recebeu 526 enxadristas de 10 países para a disputa da 16ª edição do Festival Sul-Americano da Juventude. O Brasil foi representado por 42 jogadores sendo seis catarinenses atletas e o Chefe da delegação brasileira, também de Santa Catarina, IA,IO,FI,CM Kaiser Luiz Mafra, de Florianópolis.  O......
FCX - Federação Catarinense de Xadrez
R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC