Postado em 14 de Agosto de 2017 às 23h18

Clube Concordiense de Xadrez (CCX) contará com treinamento do Mestre Internacional Argentino Leandro Perdomo

Destaques em S.Catarina (34)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Os enxadristas de Concórdia contarão com um novo treinamento de xadrez a partir deste mês. O Mestre Internacional (MI), Leandro Perdomo foi contratado pelo Clube Concordiense de Xadrez...

Os enxadristas de Concórdia contarão com um novo treinamento de xadrez a partir deste mês. O Mestre Internacional (MI), Leandro Perdomo foi contratado pelo Clube Concordiense de Xadrez (CCX) e estará na cidade a partir desta terça-feira (15). O mestre ministrará aulas de segunda à sexta-feira com o objetivo de elevar o nível técnico dos alunos e conquistar títulos em curto prazo.

De acordo com o Presidente do CCX, Gilmar Durante, a expectativa da vinda de Perdomo é uma aposta na experiência e profissionalismo do professor. “Nada mais interessante do que a vinda de um Mestre Internacional para estimular e empolgar nossos alunos. Queremos dar sequência ao trabalho do Mestre Nacional e Concordiense Eduardo Yamamoto, que se mudou de Concórdia por motivos profissionais”, explana o Presidente.

Gilmar Durante destacou também que os alunos estão empolgados com a vinda de Perdomo e que os demais professores também contarão com acompanhamento técnico do Mestre Internacional. “Nosso sonho é que Perdomo fixe raízes em nossa cidade e que permaneça por tempo indeterminado. Estamos planejando para que ele jogue o nosso 3º Torneio Internacional no dia 29 de setembro e que também represente Concórdia nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC)”, disse Durante.

Conforme o MI Leandro Perdomo, o objetivo em Concórdia é contribuir para a evolução técnica dos atletas de base e de alto rendimento, especialmente para as crianças e jovens destaques da cidade. “Espero também aprimorar-me como professor e jogador. Tentarei disputar o máximo de torneios possíveis em Santa Catarina aproveitando que é atualmente o estado com maior quantidade e qualidade de competições”, aponta Perdomo.

O Presidente da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Guilherme Deola Borges, também valoriza a vinda do MI Perdomo para Santa Catarina: "O Clube Concordiense está dando um grande passo na escalada do Xadrez. Um clube com boa estrutura na cidade, xadrez nas escolas, pais e professores comprometidos e uma longa história de conquistas, se junta agora com um profissional desta categoria, mestre internacional, professor, organizador, com experiência em gestão e excelente reputação no meio enxadrístico. Desejamos boas-vindas ao Perdomo em Santa Catarina”, destaca o Presidente.

Carreira de jogador e técnico

Leandro Perdomo é natural de Buenos Aires, Argentina, e aprendeu a jogar aos oito anos no Club de Ajedrez Jaque Mate, de Buenos Aires. Entre as principais conquistas estão o título no Campeonato Pan-Americano na categoria sub 16, em 2001, e na categoria sub 20, em 2005, que lhe rendeu o título de Mestre Internacional. Em 2004 e 2005 também foi campeão argentino juvenil. Também possui destaque na carreira como organizador e árbitro.

A vinda para o Brasil foi em 2008, quando Perdomo mudou-se para São Paulo para cursar Marketing na Universidade Paulista (UNIP). Em 2012, Perdomo morou em Goiás e idealizou um Projeto de Xadrez na Prefeitura de Itaberaí que tornou o esporte obrigatório no currículo das escolas do município. No mesmo ano, também foi campeão da Liga Brasileira Universitária e responsável por fundar, em 2013, o Clube de Xadrez de Goiás.

Em aproximadamente 10 anos morando no Brasil já disputou torneios em 19 Estados. O MI venceu vários Abertos do Brasil e recentemente foi o campeão do Magistral Cordioli de Florianópolis, em 2016, e venceu o ITT de Curitiba realizado neste ano. Perdomo também possui o recorde de partidas simultâneas no Brasil, em Goiânia, no ano de 2012, com 312 crianças. Atualmente possui rating FIDE de 2457.



Liziane Nathália Vicenzi

Assessora de Imprensa da FCX
lizivicenzi@gmail.com

Guilherme Deola Borges
Presidente da FCX
contato@fcx.org.br
guilhermedeola@gmail.com

  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

Postado em 07 de Agosto de 2017 às 13h37

Catarinense de Içara vence categoria feminina no V Aberto do Brasil em Teresina

Destaques no Brasil (13)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Os catarinenses de Içara Kathiê Goulart Librelato e Claudionor Pirola disputaram o V Aberto do Brasil de Teresina-PI no último fim de semana, de 4 a 6 de agosto. Kathiê foi a...

Os catarinenses de Içara Kathiê Goulart Librelato e Claudionor Pirola disputaram o V Aberto do Brasil de Teresina-PI no último fim de semana, de 4 a 6 de agosto. Kathiê foi a campeã feminina e a quarta colocada geral do evento. O técnico de xadrez em Içara, Claudionor Pirola chegou a liderar o torneio até a quarta rodada, mas encerrou na oitava colocação geral dentre 60 participantes. O vencedor do torneio foi o GM, e número 1 do Brasil, Rafael Leitão, com 5,5 pontos.

Kathiê foi destaque no torneio com quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota, atuação que aproxima a atleta de conquistar uma vaga na seleção brasileira feminina de Xadrez que representará o Brasil na 43ª Olimpíada de Xadrez em 2018, na Geórgia. O técnico içarence, Claudionor Pirola conquistou quatro vitórias, sofreu duas derrotas e obteve uma performance de 2.323, somando mais 26 pontos de rating FIDE.

Conforme Pirola, com o desempenho obtido por Kathiê nos torneios do Rio de Janeiro (2.030 Pontos), Içara (2.569 Pontos), Curitiba (2.056) e agora em Teresina (2.286 Pontos) a atleta está com uma média de 2.235 pontos, que já é maior do que a média de 2.156,5 obtida no último circuito pré-olímpico. “Uma das principais metas da atleta em Teresina era a busca de um bom desempenho para a vaga olímpica. Com isso, Kathiê se consolida nas primeiras posições e dá mais um passo gigantesco que nos deixa confiantes em relação a participação na próxima olimpíada”, destaca Pirola.

Atenciosamente,
Liziane Nathália Vicenzi
Assessora de Imprensa da FCX
lizivicenzi@gmail.com

Guilherme Deola Borges
Presidente da FCX
contato@fcx.org.br
guilhermedeola@gmail.com

  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

Postado em 24 de Julho de 2017 às 10h34

FCX e Santo Amaro da Imperatriz promovem Aberto de Santa Catarina de Xadrez Rápido

Proximos Eventos (38)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX A Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz em parceria com a Federação Catarinense de Xadrez (FCX) realizará no próximo dia 5 de agosto, o Aberto de Santa Catarina de Xadrez...

A Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz em parceria com a Federação Catarinense de Xadrez (FCX) realizará no próximo dia 5 de agosto, o Aberto de Santa Catarina de Xadrez Rápido. O torneio também contará com o Aberto Escolar de Santa Catarina (sub 16). O campeão geral receberá hospedagem, inscrição e alimentação na Final Catarinense Rápido/Blitz 2017. 

A premiação no Aberto de Santa Catarina será de R$ 1.500 no total, troféus e medalhas e até o décimo colocado geral. Também será premiada com troféu e valor em dinheiro a melhor atleta, melhor sub 2000 e 1700 de rating. Serão premiados com medalhas os melhores nas categorias sub 08 até sub 18 masculino e feminino até o terceiro lugar. 

No Aberto Escolar de Santa Catarina sub 16 serão premiados com troféus e medalhas os melhores colocados até o décimo lugar. Também serão premiados os destaques nas categorias sub 08 até sub 16 com troféus. Os segundos e terceiros colocados das categorias receberão medalhas. Também será premiada a maior delegação presente no evento. 

As inscrições serão realizadas somente por e-mail para abertosantoamaro@gmail.com. A inscrição será homologada apôs o recebimento da cópia do comprovante de pagamento da inscrição digitalizado. No e-mail deve constar nome completo do atleta, data de nascimento, e ID CBX e ID FIDE (se tiver). O sistema de disputa será um suíço em sete rodadas com ritmo de jogo de 15 minutos com acréscimo de cinco segundos por lance ou 20 minutos nocaute.

A competição será realizada na Avenida Beira Rio, no Centro dos Idosos.

Liziane Nathália Vicenzi
Assessora de Imprensa da FCX
lizivicenzi@gmail.com

Guilherme Deola Borges
Presidente da FCX
contato@fcx.org.br
guilhermedeola@gmail.com


Postado em 07 de Julho de 2017 às 09h59

Convocação de Assembleia da FCX

Informes da Diretoria (9)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX A Federação Catarinense de Xadrez - FCX convoca seus filiados para participarem da Assembleia Geral Ordinária que acontecerá no dia 22 de julho após o Congresso...

A Federação Catarinense de Xadrez - FCX convoca seus filiados para participarem da Assembleia Geral Ordinária que acontecerá no dia 22 de julho após o Congresso Técnico dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, o qual iniciará às 14h em Caçador-SC, com a seguinte ordem do dia: 

1 - Prestação de Contas da gestão 2015/2016;
2 - Apresentação da situação atual da FCX;
3 – Assuntos diversos;
4 - Planejamento e ideias para o Xadrez em Santa Catarina.


A lista de associados em dia é a seguinte:

  •  Clube Riosulense de Xadrez;
  •   Associação Pomerodense de Xadrez;
  •   Associação Braçonortense de Xadrez;
  •   Clube de Xadrez de Itajaí;
  •   Associação Clube de Xadrez Fraiburgo;
  •   Associação de Xadrez de São Bento do Sul;
  •   Associação Sul Catarinense de Xadrez – Içara;
  •   Clube de Xadrez de Palhoça;
  •   Clube de Xadrez de Florianópolis;
  •   Clube de Xadrez de Blumenau;
  •   Clube Concordiense de Xadrez;
  •   Clube de Xadrez de Lacerdópolis;
  •   Clube de Xadrez de Jaraguá do Sul;
  •   Associação de Xadrez de Joaçaba;
  •   Clube de Xadrez de Brusque;
  •   Lages Xadrez Clube;
  •   Clube de Xadrez de São José;
  • Associação Curitibanense de Xadrez.


Os demais podem se regularizar para ter direito a voto no dia 22, mas independente disso todos estão convidados a participar!

Quem participar da assembleia representando o presidente da sua associação/clube, deverá portar ou enviar antecipadamente procuração assinada.

Guilherme Deola Borges - Presidente da FCX

Florianópolis-SC, 7 de julho de 2017.

 

Edital no anexo abaixo.


Postado em 07 de Julho de 2017 às 09h47

Aberto de Santa Catarina RPD – etapa Braço do Norte - 19 de agosto de 2017

Proximos Eventos (38)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX A Associação Braçonortense de Xadrez – ABRAX em parceria com a Federação Catarinense de Xadrez - FCX, tem a honra de convidar todos os enxadristas para participarem...

A Associação Braçonortense de Xadrez – ABRAX em parceria com a Federação Catarinense de Xadrez - FCX, tem a honra de convidar todos os enxadristas para participarem do Aberto de Santa Catarina RPD – etapa Braço do Norte, que se realizará em Braço do Norte/SC no dia 19(sábado) de agosto de 2017.

 

Informações completas no folder abaixo: 


FCX - Federação Catarinense de Xadrez
R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC