Postado em 20 de Março às 19h14

5º Circuito Içarense de Xadrez Rápido ocorre neste sábado

Proximos Eventos (14)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Neste sábado, 25, será realizada em Içara a primeira etapa do tradicional Circuito Içarense de Xadrez Rápido. O evento é organizado pela ACX-Içara e já...

Neste sábado, 25, será realizada em Içara a primeira etapa do tradicional Circuito Içarense de Xadrez Rápido. O evento é organizado pela ACX-Içara e já está na quinta edição. Neste ano, a Taça será promovida pelo Nações Shopping que também sediará a competição. O evento terá início às 13h.

Ao todo serão três divisões em disputa. A Divisão Principal para atletas adultos e das equipes de rendimento da região; Divisão Intermediária: destinada aos atletas maiores de 14 anos que ainda não compõe uma equipe de rendimento e a Divisão Escolar: destinada aos atletas de até 14 anos e que estão iniciando na modalidade e terão a oportunidade de colocar em prática seus aprendizados neste evento.

As inscrições devem ser realizadas somente por e-mail, até sexta-feira (24) para: claudionorxz@gmail.com constando: Nome completo do atleta, data de nascimento, cidade/clube que representa e divisão que jogará. A inscrição custa R$ 10 reais para atletas maiores de 18 anos e R$ 5 reais para atletas até 18 anos. Os atletas içarenses estão isentos de pagar inscrição.

Conforme o Coordenador do Projeto Xadrez que Educa de Içara, Claudionor Pirola, é um orgulho chegar à quinta edição do evento com expectativa de aproximadamente 100 participantes nesta primeira etapa. “A competição permite que os alunos dos projetos sociais e das equipes de rendimento de toda a região sul possam trocar experiências e ter um ambiente em que consigam colocar seu aprendizado em prática, fortalecendo a modalidade não só em Içara, mas em toda a região”, destaca Claudionor.

Folder completo do evento em: http://acx-xadrez.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/xadrezicara/?fref=ts

Colaboração Texto/Foto: Claudionor Pirola/ACX Içara
Liziane Nathália Vicenzi
Assessora de Imprensa da FCX
lizivicenzi@gmail.com

Guilherme Deola Borges
Presidente da FCX
contato@fcx.org.br
guilhermedeola@gmail.com

 


Postado em 17 de Março às 09h53

Massaranduba realiza terceira edição da Copa Pedro Aleixo de Xadrez 2017

Proximos Eventos (14)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX No próximo sábado (25) será realizado no município de Massaranduba, a terceira edição da Copa Pedro Aleixo de Xadrez. O evento é uma iniciativa da Escola...

No próximo sábado (25) será realizado no município de Massaranduba, a terceira edição da Copa Pedro Aleixo de Xadrez. O evento é uma iniciativa da Escola Pedro Aleixo e do Centro de Treinamento Pró-Esporte (CTPE), através do Projeto Xeque-Mate. A ação também conta com a parceria do Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton (LEMIN) e apoio da Prefeitura Municipal de Massaranduba. Estão previstas quatro etapas ao longo do ano.

Os participantes podem se inscrever pelo e-mail xadrezlemin@gmail.com até sexta-feira (24), ou no dia do evento até as 13h15. Serão 13 categorias em disputa que incluem atletas escolares e de rendimento das cidades vizinhas.

Em 2016, a Copa integrou 165 jogadores de 12 cidades catarinenses, além de atingir diretamente 23 escolas. Informações adicionais e regulamento completo podem ser encontrados no site do projeto: www.leminsc.com.br/xadrez

Fonte para o texto/Contribuição: Luciano Rietter

Liziane Nathália Vicenzi
Assessora de Imprensa da FCX
lizivicenzi@gmail.com

Guilherme Deola Borges
Presidente da FCX
contato@fcx.org.br
guilhermedeola@gmail.com
 


Postado em 16 de Março às 14h56

Campeões do FESCRI garantem vaga na caravana da FCX para o Campeonato Brasileiro (FENAC) no mês de abril

As categorias de base do estado tiveram a oportunidade de adquirir experiência e disputar muitas partidas no último fim de semana. Foi realizado em Blumenau, o Festival Catarinense da Criança (FESCRI) 2017, que premiou os melhores jogadores do estado até 14 anos. O torneio ainda marcou os 100 anos do Clube de Xadrez da cidade.

Promovido pela Federação Catarinense de Xadrez (FCX) e organizado pelo Clube de Xadrez de Blumenau, o FESCRI contou com quatro categorias participantes tanto no masculino como no feminino. A premiação contemplou troféus do primeiro ao terceiro colocado e medalhas do quarto ao décimo colocado.

Os campeões de cada categoria garantiram vaga na caravana da FCX para o Festival Nacional da Criança (FENAC), em Brasília, de 21 a 23 de abril com direito a transporte, hospedagem e inscrição custeados pela Federação.


Premiados:

SUB 14:
Feminino:
1º lugar: Vitória Caroline Blau (C.X.Blumenau)
2º lugar: Maria Eduarda Gomes (C.X Lacerdópolis)
3º lugar: Bruna Francescato Favero (A.C.X. Fraiburgo)
Masculino:
1º lugar: Nathan Felipe Filgueiras (C.X.Blumenau)
2º lugar: Gabirel de Borba (C.X. Blumenau)
3º lugar: Lucas Fonseca Piccoli (C.X. Jaraguá do Sul)


SUB 12:
Feminino:
1º lugar: Maria Eduarda Santa Freitas (C.X. Florianópolis)
2º lugar: Amanda Cassel Barpi (C.Cordiense de Xadrez)
3º lugar: Carine Cadorin Ghisi (ADCRI – Criciúma)
Masculino:
1º lugar: Luiz Henrique da Silva Bugança (C. X. Lages)
2º lugar: Eduardo Peroza Antunes (A.C.X. Fraiburgo)
3º lugar: Marco Albiero (C. Concordiense de Xadrez)



SUB 10:
Feminino:
1º lugar: Mirela Pedro Tereza (ADCRI – Criciúma)
2º lugar: Taina Beckhauser (ABRAX – Braço do Norte)
3º lugar: Aline Balena (C. Concordiense de Xadrez)
Masculino:
1º lugar: Pedro Sada Sarda (C. X. Florianópolis)
2º lugar: Carlos Eduardo Brasil (A.C.X. Içara)
3º lugar: Gustavo Flesch (C. X. Blumenau)



SUB 8:
Feminino:
1º lugar: Aline Donato (ADCRI - Criciúma)
2º lugar: Maria Teresa Zucco Simões (C.X Florianópolis)
3º lugar: Maria Segalin Buffon (C.X. Lacerdópolis)
Masculino:
1º lugar: João Sada Sarda (C.X. Florianópolis)
2º lugar: Bernardo Firmo Garcia (C.X. Blumenau)
3º lugar: Benito Thomazelli (C.X. Blumenau)

Troféu para a maior delegação: Pomerode

Troféu Eficiência (Melhores Delegações):
1º lugar: Blumenau
2º lugar: Florianópolis
3º lugar: Criciúma


Fotos:

Fescri premiou os melhores jogadores do estado até 14 anos

Campeões garantem vaga na caravana da FCX para o campeonato brasileiro da categoria

Campeonato oportunizou integração entre pais, professores e atletas

Crédito das fotos: Clube de Xadrez de Blumenau (CXB)


Postado em 15 de Março às 22h05

Federação Catarinense de Xadrez premiará os melhores atletas do estado até 18 anos no FECAJ 2017

Proximos Eventos (14)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Com o objetivo de revelar talentos e aprimorar a prática esportiva dos enxadristas, a Federação Catarinense de Xadrez (FCX) organiza o Festival Catarinense da Juventude de Xadrez...

Com o objetivo de revelar talentos e aprimorar a prática esportiva dos enxadristas, a Federação Catarinense de Xadrez (FCX) organiza o Festival Catarinense da Juventude de Xadrez (FECAJ), edição 2017, que premiará os melhores atletas nas categorias até 16 e até 18 anos masculino e feminino.

Neste ano, o evento ocorre no Centro de Eventos de Concórdia de 7 a 9 de abril. O sistema de jogo será um suíço em seis rodadas com duração de 1h30 com acréscimo de 30 segundos por lance, ou duas horas nocaute em relógio analógico.

A premiação será de troféus aos três primeiros colocados e medalhas do quarto ao décimo colocado nas categorias. Também serão premiados os atletas destaques das categorias sub 8, 10, 12 e 14 anos, absoluto e feminino, que jogarem no Sub 16. Também haverá troféu para a maior Delegação.

Os campeões de cada categoria terão as despesas de transporte, hospedagem e inscrição custeados pela FCX para representarem Santa Catarina no Festival Nacional da Juventude (FENAJ). O FENAJ acontecerá em Itajaí de 01 a 04 de junho. Informações complementares podem ser obtidas no site: (http://fenaj2017.wixsite.com/fenaj2017).

O Presidente da FCX, Guilherme Deola Borges, destaca a premiação para os melhores enxadristas em cada categoria e o incentivo aos campeões que terão as despesas pagas para disputar o brasileiro. “Esse é um torneio imperdível para todos os atletas catarinenses até 18 anos. O torneio possibilita aos atletas mais novos das categorias de 8 a 14 anos competirem com os mais velhos e adquirir experiência por meio das partidas”, ressalta Guilherme.

Os valores de inscrição e formas de pagamento estão disponíveis no site da federação www.fcx.org.br. A promoção do FECAJ é da FCX, com organização do Clube Concordiense de Xadrez e apoio da Fundação Municipal de Esportes de Concórdia.

Liziane Nathália Vicenzi
Assessora de Imprensa da FCX
lizivicenzi@gmail.com

Guilherme Deola Borges
Presidente da FCX
contato@fcx.org.br
guilhermedeola@gmail.com


    Postado em 15 de Março às 21h53

    Xadrez Catarinense participa de cerimônia de premiação do Troféu Guga Kuerten 2016

    Destaques em S.Catarina (23)
    Federação Catarinense de Xadrez - FCX Na noite dessa terça-feira (14), foi realizado em Florianópolis no Teatro Pedro Ivo, a premiação do Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte -...

    Na noite dessa terça-feira (14), foi realizado em Florianópolis no Teatro Pedro Ivo, a premiação do Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte - edição 2016. O xadrez catarinense foi finalista em quatro categorias. Esteve presente a equipe de Olesc de Blumenau finalista na categoria “A Melhor Equipe Esportiva”, além de pais, professores, técnicos e apoiadores do esporte.

    De acordo com o Presidente da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Guilherme Deola Borges, que acompanhou a premiação, participar novamente da final é um reconhecimento do Xadrez no estado. “A cerimônia foi muito bem organizada e o Guga é realmente uma pessoa diferenciada, merecedor de todas as homenagens. Seu nome nos troféus e medalhas engrandece as conquistas de quem chegou até esta final. Desta vez não ganhamos um troféu, mas já valeu muito”, ressaltou Deola.

    O xadrez catarinense concorreu nas categorias:

    - “O Melhor Técnico do Paradesporto”, com Marco Antonio Barbosa, professor em Chapecó;

    - “O Atleta Revelação Paradesportivo”, Kaled Weirich Oro, jogador de Chapecó e aluno de Barbosa;

    - “A Melhor Atleta Paradesportivo”, com a enxadrista Aline da Silva Mendes, de Itajaí;

    -"A Melhor Equipe Esportiva: equipe Olesc de Blumenau". 

     

    Liziane Nathália Vicenzi
    Assessora de Imprensa da FCX
    lizivicenzi@gmail.com

    Guilherme Deola Borges
    Presidente da FCX
    contato@fcx.org.br
    guilhermedeola@gmail.com


      FCX - Federação Catarinense de Xadrez
      R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC