Entre os dias 12 e 16 de outubro a cidade de Concórdia - Santa Catarina receberá enxadristas do Brasil e também de países da América do Sul para a sexta edição do tradicional Torneio Internacional de Xadrez de Concórdia.
O evento é aberto para a participação de todos os enxadristas e contará com a premiação de R$ 16.000,00.
Após as conquistas dos catarinenses no Brasileiro por Categorias, agora foi a vez de catarinenses brilharem na Europa! Entre os dias 10 e 17 de julho, foi realizado o Prague International Chess Festival, em Praga, na República Tcheca.
Três atletas catarinenses disputaram o evento, com destaque para a WMI Kathiê Goulart Librelato, de Criciúma, que conquistou a segunda norma de WGM no torneio.
Além de Kathiê, participaram também da competição os enxadristas Claudionor Pirola (Criciúma) e Guilherme Deola Borges (Lacerdópolis). Outro enxadrista que merece a torcida catarinense é o GM Yago Santiago, do Pernambuco, que também disputou a competição.
Kathiê fez um torneio espetacular, conquistando o 2º lugar no feminino com 6 pontos e 2386 de performance. Agora falta apenas mais uma norma de WGM e 50 pontos de rating para se tornar a primeira WGM do Brasil.
O próximo desafio dos catarinenses será de 18 a 26 de junho, em Teplice, também na República Tcheca. A caravana catarinense agora conta também com mais um reforço, o MI César Umetsubo, que já está na Europa.
Entre 21 e 26 de junho Santa Catarina recebe enxadristas de toda a América! A capital Florianópolis será sede do Pan-americano Veteran & Senior 2022.
O evento acontece no Praia Brava Hotel, no Norte da Ilha de Florianópolis, e vale norma de GM, WGM, MI, WMI, MF e WMF.
Para participar da categoria S50, o jogador deve ter atingido a idade exigida durante o ano da competição. Portanto, a data de nascimento deve ser 31 de dezembro de 1972 ou antes disso.
Para participar da categoria S65, o jogador deve ter atingido a idade exigida durante o ano da competição. Portanto, a data de nascimento deve ser 31 de dezembro de 1957 ou antes disso.
O final de semana de 10 a 12 de junho foi movimentadíssimo para o xadrez catarinense! Em Joaçaba, o IRT Scherer Cidade de Joaçaba sub-2200, e em Rio Negrinho, o VI Circuito IRT sub-2400 Taça Ensino Médio Campeão Colégio Froebel.
Em Joaçaba, o evento contou com 53 enxadristas de oito cidades. Foram ao todo 6 rodadas disputadas com Eduardo Peroza sagrando-se campeão com 5,5 pontos. Os primeiros colocados foram:
Já em Rio Negrinho, o IRT contou com 36 enxadristas de 11 cidades. Foram também 6 rodadas com o MF Charles Gauche sagrando-se campeão com 5,5 pontos. Os primeiros colocados foram:
1º MF Charles Gauche | Xadrez Timbó 2º André Jordí Volkmann | CX Jaraguá do Sul 3º MF Ryan Wesley da Costa Caetano | Xadrez Timbó
Campeã feminino: Fabíola Campagnolo | AX São Bento do Sul
"Esse final de semana mostra a grandeza do xadrez catarinense, no sentido de que temos competições de alto nível, bem organizadas, com arbitragem competente e com grande representatividade. Esse tipo de realização é fundamental para o desenvolvimento da base, para a projeção do xadrez catarinense e também para integrar a comunidade enxadrística", disse Daniel Brandão Mariani, diretor técnico da FCX.
A Federação Catarinense de Xadrez parabeniza a Associação de Xadrez de Joaçaba e o Xadrez Educa pelas organizações que podem ser consideradas referências no Estado. Também agradece por estarem fomentando a prática do xadrez em Santa Catarina.
Os torneios mais importantes dos Festivais Nacionais da Criança e da Juventude (FENAC e FENAJ) foram realizados entre os dias 3 e 5 de junho. Após diversas vitórias da delegação catarinense nos torneios preliminares (blitz e rápido), a expectativa era grande para os torneios principais ? aqueles que classificam para os campeonatos Panamericano e Mundial ? e nossos atletas não decepcionaram! Foram 6 títulos conquistados:
Sub8 - Kim Paul Mariani Sub12F - Juliana Figueira Theophilo Sub12 - Kauan Salvagni Teles Sub16 - Guilherme Henrique Silva Sub18F - Clarice Flores da Silva Sub20 - Nathan Felipe Filgueiras
Além de 5 vice-campeonatos:
Sub8 - Lucas Ye Flesch Sub10F - Paola Oliveira Cunha Sub14 - Wellington Carlos dos Santos Sub16 - Rômulo Mota Rodrigues Sub20F - Camille Andrukiu Wiltner
Foi uma verdadeira maratona - algumas categorias chegaram a disputar 24 partidas! ? mas nossa delegação retorna para casa vitoriosa e com uma bagagem cheia de experiências enriquecedoras. A Federação agradece aos esforços de cada pai e treinador, além do apoio dos clubes e fundações que ajudaram a custear essa viagem que engrandece toda a comunidade enxadrística catarinense. Os campeões agora se preparam para disputar o campeonato Panamericano a se realizar no Uruguai entre os dias 25/06 a 02/07.