Postado em 26 de Outubro às 18h19

Catarinense Renato Vailon conquista título de Árbitro FIDE

Destaques em S.Catarina (89)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX A FCX parabeniza a conquista de Renato Vailon, de Itá, que é professor, jogador e árbitro de Santa Catarina que conquistou a titulação de Árbitro FIDE (AF) nesta...

A FCX parabeniza a conquista de Renato Vailon, de Itá, que é professor, jogador e árbitro de Santa Catarina que conquistou a titulação de Árbitro FIDE (AF) nesta semana. Renato participou do Seminário de Árbitros FIDE em junho e foi aprovado nas provas, além de apresentar todas as comprovações para o avanço na titulação. Confira entrevista e desde já parabenizamos a conquista do catarinense! 

Como aprendeu a jogar xadrez?

Em 1998 no colégio estadual Professora Geni Comel, em Chapecó, nas aulas de educação física.

Quais foram os primeiros torneios nos quais participou como jogador?

O municipal escolar de Chapecó, depois de começar a treinar no Clube de Xadrez de Chapecó. Meu primeiro torneio foi uma semifinal de estadual, em 2000 na cidade de Brusque.

Quando e como começou a sua carreira na arbitragem?

Em 2011 nos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC), na época ainda por equipes na cidade de Pinhalzinho.

Como concilia a arbitragem com a sua profissão atual?

Sou funcionário público municipal, então vou encaixando dias de folgas, férias e trocas de dias trabalhados fora do horário normal.

Quais foram os torneios como árbitro mais marcantes da sua vida?

Floripa Chess Open e os demais torneios do Festival. São vários ritmos e para um árbitro em formação é um evento fantástico, traz muito aprendizado.

Quando decidiu que gostaria de avançar na carreira de arbitragem e por que?

Foi a partir da participação como árbitro nos JESC, foi uma experiência legal, e com incentivo de outros grandes árbitros que trabalhei e sempre incentivaram a buscar crescer na carreira, como Kaiser Mafra, Carlos Calleros, Luciano Rietter. Mas, o divisor foi trabalhar com o Árbitro Internacional Cleber Padoin nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) de 2018. Após conversar com ele, decidi focar na arbitragem.

O que essa conquista de AF representa em sua vida?

Representa a realização de um sonho. Em 2018 tracei um objetivo, uma meta, e em 2022 ela está concluída.

Quais conselhos daria para quem está iniciando na arbitragem e deseja seguir carreira?

Estudar sempre, porque as regras sempre são atualizadas e é importante conhecer.

Quais são os seus próximos objetivos na arbitragem?

Buscar o título de Árbitro Internacional (AI), e arbitrar mais torneios importantes para crescer na carreira.

  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

Postado em 21 de Outubro às 12h08

CONTINENTAL EM FLORIANÓPOLIS

Proximos Eventos (77)Destaques em S.Catarina (89)Destaques no Brasil (41)Destaques Internacionais (17)
A Federação Catarinense de Xadrez tem o prazer de anunciar que mais um grande evento internacional acontece em Santa Catarina neste ano: o Continental de Xadrez das Américas Rápido & Blitz 2022.

O evento acontece em dois momentos, de forma ONLINE, nos dias 12 e 13 de novembro com as classificatórias, e nos dias 19 e 20 com as finais. E de forma PRESENCIAL entre os dias 25 e 27 de novembro, no Praia Brava Hotel, em Florianópolis-SC.

Serão cerca de R$20.000,00 em premiação distribuídos aos melhores colocados. E as informações completas podem ser conferidas no folder:

Postado em 15 de Outubro às 11h20

Regional Sul Amador muda de data!

O Regional Sul Brasileiro Amador 2022 mudou de data por conta das Eleições, com isso, acontece entre os dias 2 e 4 de dezembro.

O evento distribuirá prêmios de R$ 2.500,00 e acontece em Timbó-SC. Para mais informações, acesse o folder:

Postado em 13 de Outubro às 07h31

Chamada de árbitros e árbitras para o JASC 2022

Informes da Diretoria (36)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX ATENÇÃO ÁRBITROS DE SC ?? A modalidade de xadrez dos JASC 2022 será realizada entre os dias 14 e 20 de novembro, em Rio do Sul - SC. Solicitamos a todos os...

ATENÇÃO ÁRBITROS DE SC ??

A modalidade de xadrez dos JASC 2022 será realizada entre os dias 14 e 20 de novembro, em Rio do Sul - SC.

Solicitamos a todos os árbitros interessados e com disponibilidade para esse período que preencham o formulário online: https://forms.gle/2hvRXbWJPUL35uC38

O prazo para preenchimento deste formulário é 15/10 (sábado) e a seleção dos árbitros será feita pela Diretoria de Arbitragem em conjunto da Diretoria Técnica e da Presidência da Federação Catarinense de Xadrez - FCX.


Postado em 12 de Outubro às 12h02

Haroldo Cunha vence a Taça Cesar Niehues em Itajaí

Destaques em S.Catarina (89)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Entre os dias 07 a 09 de outubro, foi realizado em Itajaí SUB 2400, Taça Cesar Niehues. O campeão do evento foi o FM Haroldo Cunha dos Santos, de Itajaí, com cinco pontos em...

Entre os dias 07 a 09 de outubro, foi realizado em Itajaí SUB 2400, Taça Cesar Niehues. O campeão do evento foi o FM Haroldo Cunha dos Santos, de Itajaí, com cinco pontos em seis rodadas. A campeã feminina foi Letícia Brand de Timbó, com 3,5 pontos. O diretor do evento foi o árbitro e jogador Gilnei Guedes Ribeiro. Ao todo, participaram 41 jogadores do estado e país. 

Confira classificação geral: https://bit.ly/3VpYrfU


FCX - Federação Catarinense de Xadrez
R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC