Postado em 17 de Fevereiro de 2017 às 20h33

Blumenauense recebe título de Mestre Nacional de Xadrez aos 16 anos

Destaques em S.Catarina (34)

Na tarde da última quinta-feira (16), a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) homologou o título de Mestre Nacional (MN) para o atleta blumenauense Guilherme de Borba, que tem apenas 16 anos. A titulação do enxadrista foi obtida após o atleta ultrapassar o rating de 2200 em um torneio disputado no Chile, em janeiro. O rating é a força de cada jogador, mediante o desempenho nos campeonatos, conforme a sua performance contra outros jogadores ranqueados.

Guilherme disputa campeonatos desde quando tinha sete anos. Compete regularmente em torneios de categorias e abertos, sendo destaque na Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), Joguinhos Abertos e Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc). Entre as principais conquistas está o bi-campeonato catarinense de categorias (2013 e 2016), bi-campeonato brasileiro escolar (2013 e 2014) e vice (2015 e 2016); Campeão brasileiro Sub-14 em 2015, tetra campeão da Olesc (2013, 2014, 2015 e 2016), campeão dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina em 2016, e vencedor do Prêmio Nacional de Atleta Revelação em 2015, pela Revista Meio Jogo.

Conforme Guilherme, o título de Mestre Nacional trouxe alegria, e representou uma recompensa pelos treinos e dedicação no esporte. “Eu agradeço aos meus pais por sempre me apoiarem e incentivarem, a Regina Ribeiro que me ensinou a jogar e me ajudou a dar os primeiros passos no xadrez e aos meus técnicos Renan Levy e Jefferson Pelikian”, destaca Guilherme.

De acordo com o Presidente da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Guilherme Deola Borges, a conquista do blumenauense é o resultado do esforço do enxadrista no decorrer dos anos. “O Guilherme é um grande exemplo como pessoa e jogador. A FCX apoia e torce pelo crescimento desta carreira vitoriosa, que tem sido moldada pelos excelentes professores que lhe orientam. Também destacamos o apoio do irmão, Gabriel de Borba e dos pais Ivan e Elenita que são grandes incentivadores", explana o Presidente.

  • Guilherme jogando no Chile
    Guilherme jogando no Chile
  • Guilherme atleta revelação
    Guilherme atleta revelação
  • Guilherme campeão brasileiro
    Guilherme campeão brasileiro
  • Guilherme e Treinadores
    Guilherme e Treinadores

Veja também

CHAMADA PARA ÁRBITROS09/06/17 A Federação Catarinense de Xadrez, por intermédio da Coordenação de Arbitragem, está recebendo interessados em participar dos eventos da FESPORTE na arbitragem do xadrez. O Calendário da FESPORTE está em constante mudança, por isso uma atenção especial quanto as datas e disponibilidade em participar dos......
Atleta de Criciúma recebe título de Candidata a Mestre da Federação Internacional de Xadrez (Fide)12/01/17Jovem promessa: Mirela foi campeã Sulamericana de Xadrez até oito anos em torneio disputado no Chile FCX – Natural de Criciúma, sul do estado catarinense, Mirela Pedro Tereza, de apenas oito anos, foi atleta revelação da cidade no ano de 2016. Treinada pelo professor Evandro Bitencourt que ministra aulas na Associação......

Voltar para (Novidades)

FCX - Federação Catarinense de Xadrez
R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC