Postado em 03 de Fevereiro de 2020 às 20h33

Catarinenses disputam o Portugal Open 2020 em Lisboa

Destaques Internacionais (7)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Santa Catarina está presente mais uma vez em Lisboa!  Com organização impecável da Federação Portuguesa de Xadrez – FPX e arbitragem do AI Carlos...

Santa Catarina está presente mais uma vez em Lisboa! 

Com organização impecável da Federação Portuguesa de Xadrez – FPX e arbitragem do AI Carlos Oliveira Dias, o evento é um sucesso com 216 inscritos, de 33 países. Entre eles jogaram o MN Guilherme Deola Borges e o AF Luciano Rietter (isso mesmo, jogando!). É a estreia do Luciano como jogador em um torneio oficial da FIDE. 

Luciano é Diretor de Arbitragem da FCX e Guilherme é ex-presidente da FCX (2017-2018), ambos fazem doutorado em Engenharia na Universidade do Minho - UMinho, em Guimarães no norte de Portugal. Eles representam o Grupo Desportivo Dias Ferreira, de Porto, ao qual são imensamente gratos nas pessoas do Nuno Andrade e Vitorino Ferreira.

Em 2019 jogaram este torneio o Guilherme e o Claudionor Pirola. No teaser de divulgação do evento para este ano, os catarinense foram destaque, como pode ser visto no vídeo:

Vídeo de divulgação: https://youtu.be/sLoa-NUOOXE
Site do evento: https://www.portugalopen.fpx.pt/

A FPX realiza uma excelente gestão com o Dominic Cross. Portugal realiza grandes abertos, como o Guimarães Open em agosto, que tem fortes jogadores e é válido para normas.
Esse torneio é uma grande oportunidade para catarinenses e brasileiros conhecerem Lisboa e algumas figuras do xadrez mundial. Geralmente acontece na primeira semana de fevereiro, então dá pra aproveitar e planejar para ir logo após o Floripa Chess Open e jogar os maiores torneios do Brasil e de Portugal.

Os resultados podem ser acompanhados, como de costume, no site do Chess Results: http://chess-results.com/tnr484679.aspx?lan=10&art=0&flag=30&zeilen=99999 

TEXTO ESCRITO PELO MN GUILHERME DEOLA BORGES E PELO AF LUCIANO RIETTER 

  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

Postado em 03 de Fevereiro de 2020 às 18h35

FCX inaugura Departamento de Xadrez Feminino e lança calendário de eventos 2020

Informes da Diretoria (29)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX A agenda de torneios para 2020 já pode ser atualizada. A Federação Catarinense de Xadrez (FCX) anunciou a data e local dos torneios programados para o ano com o objetivo de fortalecer a...

A agenda de torneios para 2020 já pode ser atualizada. A Federação Catarinense de Xadrez (FCX) anunciou a data e local dos torneios programados para o ano com o objetivo de fortalecer a prática do esporte em todo o estado. Além desse importante anúncio, a Federação também promoveu reunião de lançamento do Departamento de Xadrez Feminino e anunciou o novo Diretor Técnico da Federação, o Grande Mestre (GM) José Fernando Cubas. 

A reunião aberta da Diretoria da Federação foi realizada na tarde da sexta-feira (24) durante a realização do 6º Floripa Chess Open 2020, em Florianópolis. Na oportunidade, o presidente da FCX, Marcelo Nascimento Pomar destacou as novidades da Federação para 2020 e convidou a todos para o primeiro torneio do ano promovido pela Federação: a final aberta do 65º Campeonato Catarinense Absoluto e 33º Campeonato Catarinense Feminino. Os eventos serão realizados em Timbó de 14 a 16 de fevereiro, relativos à final de 2019. A intenção da FCX é realizar a final relativa também a 2020, no mês de dezembro. 

Entre as novidades para 2020 está a criação do “Circuito Regional Leste de Xadrez”, um torneio válido para rating FIDE de xadrez rápido e que seguirá o padrão do já consolidado Circuito Regional Oeste, com várias etapas em diferentes municípios. A Federação também promoverá o Campeonato Catarinense Escolar com regionais Oeste e Leste previstas para ocorrer em Lages no dia 9 de maio e em Criciúma nos dias 30 e 31 de maio. 

Os campeonatos de categorias FESCRI e FECAJ também já tiveram as datas anunciadas. Santa Catarina sediará também dois campeonatos brasileiros, o Festival Nacional da Juventude (FENAJ), sub 16 e 18 e a novidade do Campeonato Brasileiro sub 6, de 18 a 21 de abril em Florianópolis. Concórdia também sediará novamente o Campeonato Brasileiro Juvenil sub 20 no mês de agosto. Santa Catarina também vai sediar a final do Campeonato Brasileiro de Xadrez Rápido, em Içara no dia 15 de novembro. 

Outra pauta da reunião foi sobre a aprovação da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) para solicitação de upgrade de árbitros catarinenses: Guilherme Deola Borges, Tainá Durante, Renato Vailon, Julia Brunetto Rodio, Edison Luiz de Oliveira e Marcelo Pomar também reuniram condições para serem promovidos a Árbitros Regionais (AR). Carlos Fontana, Charles e Gisela Kretszchmar poderão ser registrados como Árbitros Auxiliares (AA). A Federação por intermédio da Coordenação de Arbitragem também parabeniza Michel Viott, de Seara, que reuniu condições para ser promovido a Árbitro Nacional (AN).

A reunião foi finalizada com a inauguração do Departamento de Xadrez Feminino que tem como objetivo incentivar mulheres a permanecerem jogando xadrez além de abranger atuações profissionais como árbitras, organizadoras, professoras, entre outras atividades. O objetivo é divulgar o grupo de whatsapp para que as mulheres participem e possam se reunir além de efetivar ações mensais de valorização do xadrez feminino.

O calendário de eventos pode ser acessado neste link: https://bit.ly/2OjUEQ5 

O grupo de whatsapp para as mulheres também pode ser acessado neste link: https://chat.whatsapp.com/J0GUyUcd6wZ5XeTaMoj75L

Texto e fotos: Liziane Nathália Vicenzi - Jornalista - MTB 6142 | SC

  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

Postado em 16 de Janeiro de 2020 às 19h48

Federação Catarinense de Xadrez contará com Departamento para apoio e valorização do xadrez feminino

Informes da Diretoria (29)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX A Federação Catarinense de Xadrez (FCX) convida todas as jogadoras, professoras, técnicas, mães e demais entusiastas do xadrez catarinense para participarem da reunião...

A Federação Catarinense de Xadrez (FCX) convida todas as jogadoras, professoras, técnicas, mães e demais entusiastas do xadrez catarinense para participarem da reunião inaugural do Departamento de Xadrez Feminino que será realizada na sexta-feira, dia 24 de janeiro, no Lira Tênis Clube, durante o 6º Floripa Chess Open 2020, a partir das 17h, em Florianópolis. A reunião também vai contar com deliberações da diretoria e é aberta para todos os presidentes de clubes do estado. 

O novo Departamento tem como objetivo garantir a igualdade de gênero e fortalecer o apoio e incentivo ao xadrez feminino. Na reunião, serão apresentados os princípios gerais que norteiam o departamento com base na Comissão de Mulheres da FIDE e serão propostas iniciativas, projetos e demais ações que valorizem o xadrez feminino no estado de Santa Catarina.

Entre os propósitos do departamento está: promover o xadrez para meninas e mulheres em todas as cidades e clubes membros da FCX; representar os interesses de todas as mulheres que participam do xadrez em Santa Catarina; gerar publicidade e reconhecimento positivos para as mulheres no xadrez e nos eventos de xadrez feminino; ajudar a aumentar número de organizadoras, árbitras, jogadoras, treinadoras e dirigentes mulheres; apoiar jovens talentosas jogadoras, tanto quanto possível.

O departamento também buscará coibir, constranger e denunciar atitudes machistas e sexistas no ambiente do xadrez além de formular políticas e orientar a direção da FCX no sentido de colocá-las em prática para o desenvolvimento do Xadrez Feminino.

De acordo com a assessora de imprensa da Federação, Liziane Vicenzi, o Departamento será aprimorado constantemente. “As mulheres enxadristas do nosso estado tem se destacado com projeção nacional e como Federação queremos incentivá-las a permanecer no esporte. Para isso, precisamos juntas enfrentar qualquer comentário ou atitude machista. A FCX vai ser um espaço de diálogo, motivação e valorização de todo e qualquer esforço para valorizar e viabilizar a participação das mulheres no xadrez, seja jogando, arbitrando, ensinando ou qualquer outra atividade ligada a esse esporte que tanto amamos”, destaca.

Liziane Nathália Vicenzi - Jornalista - MTB 6142 | SC  - Assessoria de Imprensa FCX

Crédito da foto: Divulgação Premium 


    Postado em 13 de Janeiro de 2020 às 00h54

    Federação Catarinense de Xadrez promove 64º Campeonato Catarinense Absoluto e Feminino

    Proximos Eventos (49)
    Federação Catarinense de Xadrez - FCX A Federação Catarinense de Xadrez (FCX), por meio do Xadrez Educa e FME Timbó/Xadrez Timbó, convida todos os enxadristas federados pelo estado de Santa Catarina para participar da...

    A Federação Catarinense de Xadrez (FCX), por meio do Xadrez Educa e FME Timbó/Xadrez Timbó, convida todos os enxadristas federados pelo estado de Santa Catarina para participar da final aberta do 64º Campeonato Catarinense Absoluto (edição referente à 2019). O torneio será realizado no Centro de Convivência do Idoso, em Timbó, nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro.

    A premiação total para o Absoluto será de R$ 2.600 e para o feminino de R$ 1.400. Os enxadristas também serão premiados com medalhas, troféus, destaques nas categorias juvenis, sênior e troféu para delegação mais numerosa. O sistema de disputa será um suíço em seis rodadas com ritmo de jogo de 90 minutos com acréscimo de 30 segundos por lance. 

    Para se inscrever é necessário pagar a anuidade CBX 2020 além do valor da inscrição promocional de R$ 115 até o dia 31 de janeiro para atletas de clubes regulares com a FCX. Também será disponibilizado alojamento por R$ 50 durante todo o período de competição. O pagamento pode ser feito por boleto ou depósito bancário na conta corrente do Bradesco: Agência 381 | conta 49290-6 no nome de Marlon Cristiano Rahn. 

    “Convido a todos os enxadristas federados em Santa Catarina para participarem da grande final do catarinense referente ao ano de 2019. O local de jogos conta com uma ótima infraestrutura e um belo parque para poder curtir a natureza que é o jardim botânico de Timbó. O alojamento fica a 900 metros do local de jogos e serão disponibilizados colchões no local, além de várias opções de hotel. Não percam este grande evento”, convida o Coordenador do Xadrez de Timbó, Marlon Cristiano Rahn. 

    Os sites oficiais do evento são fcx.org.br e xadrezeduca.com.br onde serão divulgados os resultados e fotos.

    Liziane Nathália Vicenzi - Jornalista - MTB 6142 | SC
    Mestre em Jornalismo - PPGJOR | UFSC
    (49) 99957-5113

    Arte e folder: Marco Aurélio da Silva Júnior / Xadrez Timbó

    • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
    • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

    Postado em 16 de Dezembro de 2019 às 21h55

    Catarinenses conquistam três ouros, três pratas, quatro bronzes e títulos de melhores escolas no Sul-Americano Escolar de Xadrez em Foz do Iguaçu

    Destaques Internacionais (7)
    Federação Catarinense de Xadrez - FCX Três dias para marcar a história do xadrez catarinense: de 13 a 15 de dezembro, Foz do Iguaçu sediou o 2º Campeonato Sul Americano Escolar que premiou os melhores enxadristas de sete...

    Três dias para marcar a história do xadrez catarinense: de 13 a 15 de dezembro, Foz do Iguaçu sediou o 2º Campeonato Sul Americano Escolar que premiou os melhores enxadristas de sete a 17 anos. Santa Catarina participou com uma comitiva de 30 atletas - a Delegação Santa Catarina/MEXE organizada pela WIM Regina Ribeiro, de Blumenau. O estado também foi representado por jogadores das cidades de Jaraguá do Sul, Brusque, Barra Velha, Penha, Florianópolis, Içara, Lages, Rio do Sul e Seara. 

    As campeãs no torneio foram Martina Passold, de Blumenau, na categoria sub-07, Aliça Bittencourt, de Seara, na categoria sub-13 e Gisele Santiago Leacina, de Içara, na categoria sub-17. O vice-campeonato foi conquistado pelo jaraguaense Lucas Piccoli na categoria sub-17 e por Mariana Nara da Costa, de Penha, na categoria sub-9. Helena Krambeck do Palácio da Memória de Florianópolis também foi vice-campeã na categoria até sete anos. 

    Em terceiro lugar, quatro catarinenses foram destaques no torneio: Kauan Mariani Ferreira, de Içara no sub-15, Alessandro Mathias Machado, também de Içara, no Sub-13 e, de Blumenau, Paola Cunha, no sub -7, Letícia Moretto, no sub-15 feminino.

    Além dos expressivos resultados individuais, o Colégio Bom Jesus Santo Antônio, de Blumenau, contou com 10 participantes e foi a escola campeã geral da competição com 61 pontos. O xadrez de Içara foi vice-campeão geral do Sul-Americano, com 59 pontos conquistados e a cidade de Assunção/Paraguai, encerrou com a terceira colocação e 50 pontos. 

    Apoiadores da Delegação Santa Catarina/MEXE na competição: 

    - 100% Xadrez
    - Revivescer
    - Executivo
    - Yazigi Blumenau
    - Domínio Contabilidade
    - Transdida Guinchos
    - Zeus do Brasil
    - Copimagem
    - Postos 7
    - Printblu
    - Selaria Faísca
    - HPRINTTER
    - Furbo
    - Dalex
    - JS Estacionamento
    - Norte Shopping
    - Shopping Neumarkt
    - AC Prime
    - Pingo Lelê
    - MEXE
    - Clube de Xadrez de Blumenau
    - FCX - Federação Catarinense de Xadrez

    Confira classificação completa dos catarinenses em: https://bit.ly/38KyjnC

    Texto: Liziane Nathália Vicenzi - Jornalista - MTB 6142 | SC - Assessoria FCX
    Com Contribuição: Marco Aurélio da Silva Júnior / ACX Içara
    Fotos: Marco Aurélio da Silva Júnior/Delegação Santa Catarina / MEXE / ACX Içara

    • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
    • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
    • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
    • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
    • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

    FCX - Federação Catarinense de Xadrez
    R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC