Postado em 10 de Setembro de 2019 às 15h54

WIM Kathiê Librelato e MI Leandro Perdomo conquistam títulos no 1º Niterói Chess Open

Resultado de Eventos (27)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX O primeiro Aberto do Brasil Niterói Chess Open 2019 contou com a presença de 125 jogadores em Ingá, Niterói, de 4 a 8 de setembro. O estado de Santa Catarina foi representado na...

O primeiro Aberto do Brasil Niterói Chess Open 2019 contou com a presença de 125 jogadores em Ingá, Niterói, de 4 a 8 de setembro. O estado de Santa Catarina foi representado na competição com destaque para a WMI Kathiê Goulart Librelato, da ACX Içara que foi campeã feminina e para o MI Leandro Perdomo terceiro colocado geral e campeão do torneio Blitz realizado em paralelo ao evento principal. O campeão do torneio foi o GM Felipe de Cresce El Debs, de São Paulo, invicto com seis pontos.

Além de conquistar o título, Kathiê empatou duas partidas contra GMs no evento. Uma delas na terceira rodada com o multicampeão Henrique Mecking, que já foi o terceiro melhor jogador do mundo e outro empate na quarta rodada com o também GM Evandro Barbosa, vice-campeão do torneio. “O evento foi muito bacana e acredito que minha participação foi bastante positiva. Estou particularmente feliz por ter conseguido pela primeira vez pontuar em cima de GMs, ainda duas vezes seguidas e começando com nada menos que o Mequinho, foi um momento muito especial! Meu foco agora é nos treinamentos, buscando o título de WGM e os próximos desafios, que devem ser o JASC em novembro e outro aberto do Rio em dezembro, o Duchamp. Muitos agradecimentos a todos que torcem e apoiam”, destacou Kathiê que somou 16 pontos de rating FIDE ao final do torneio e encerrou em 14º lugar geral.

"Ficamos muitos felizes com o resultado. Além da boa performance a Kathiê conquistou mais 16 pontos no rating da FIDE o que a deixa a poucos pontos de assumir o posto de melhor atleta feminino do Brasil segundo a listagem internacional”, enfatizou o técnico içarense, Claudionor Pirola. Com a conquista do título feminino, a performance média não oficial de Kathiê é de 2266, até o momento a melhor jogadora classificada para a equipe olímpica de 2020 na Rússia.

Professor no Clube Concordiense de Xadrez (CXX), Leandro Perdomo, encerrou o torneio de forma invicta. Foram seis pontos, cinco vitórias e dois empates. Uma das partidas mais expressivas foi na última rodada com vitória sobre o GM Axel Bachmann, do Paraguai. Confira a partida no link: https://bit.ly/2lNgksm. Perdomo venceu ainda o torneio Blitz com 7,5 pontos em nove rodadas.  


“A avaliação do torneio é nota mil, fantástico. A organização caprichou em tudo, até nos pequenos detalhes com crachá, carta de boas-vindas. O evento contou com vários atrativos para todos os jogadores, premiação bem distribuída”, avaliou Perdomo.

Os demais catarinenses no evento foram MF Charles Gauche (6º lugar); GM Everaldo Matsuura (9º lugar); GM José Fernando Cubas (12º lugar); WMF Suzana Chang (27º lugar); CM Kaiser Luiz Mafra (37º lugar); WIM Larissa Ichimura (57º lugar); Elias Sobrinho (60º lugar); MN Gabriela Luisa Feller (63º lugar e campeã sub 16 feminina); Tainá Durante (68º lugar).

Classificação: 
Liziane Nathália Vicenzi - Jornalista MTB 0006142/SC - Assessoria de Imprensa FCX
Com auxílio de informações e fotos ACX Içara / facebook: Fexerj-RJ

  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

Veja também

Caravana Barriga Verde é campeã da 7ª Copa do Brasil Online!14/07/21 A equipe catarinense Caravana Barriga Verde conquistou na noite desta terça-feira (13) o título da 7ª Copa do Brasil Online, realizada através da plataforma Lichess. A competição reúne equipes de vários estados do país, e mais de 200 enxadristas participaram. Foram duas etapas de classificação até que a equipe catarinense chegasse......

Voltar para (Novidades)

FCX - Federação Catarinense de Xadrez
R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC