Postado em 30 de Janeiro de 2019 às 15h44

Catarinense Karina Kanzler Ferreira é campeã feminina do 5º Floripa Chess Open 2019

Resultado de Eventos (27)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Os representantes de Santa Catarina conquistaram dezenas de premiações no maior torneio do Brasil, realizado entre os dias 21 a 27 de janeiro no Lira Tênis Clube, em Florianópolis....

Os representantes de Santa Catarina conquistaram dezenas de premiações no maior torneio do Brasil, realizado entre os dias 21 a 27 de janeiro no Lira Tênis Clube, em Florianópolis. Com premiação total de R$ 30 mil, a 5ª edição do torneio contou com recorde de participação de 463 enxadristas de 11 países e 24 estados brasileiros. A jogadora e técnica em Jaraguá do Sul, Karina Daniela Kanzler Ferreira foi a campeã feminina classificada em 55º lugar na competição. O campeão do evento foi o GM Alexandr Fier, nascido em Joinville, mas atualmente federado pelo Paraná, com oito vitórias e dois empates, conquista inédita de um brasileiro na competição. 

Karina conquistou performance de 2070 no evento, com seis vitórias, um empate e somente três derrotas. Segundo a jogadora, o Floripa Open foi um aquecimento para final do brasileiro e um estímulo para as demais competições durante o ano. “O resultado foi maravilhoso, ganhei 63 pontos de FIDE, estou voltando a treinar e a me dedicar ao xadrez novamente, porque sou técnica e é diferente ensinar e jogar. Foi muito animador, comecei com o pé direito”, destacou a enxadrista. 

Um diferencial do Floripa Chess Open desse ano era a classificação direta da melhor atleta feminina para a final do Campeonato Brasileiro Feminino (edição 2018). Karina já tinha vaga garantida para a Final por meio de convite da CBX, passando a vaga para Gabrieli de Melo, de Itajaí, mais uma representante de Santa Catarina na final. O torneio será realizado de 16 a 25 de fevereiro no Rio de Janeiro – RJ com premiação de R$ 15 mil.

Disputa do Floripa Super Blitz

Os enxadristas catarinenses também conquistaram premiações na disputa do Floripa Super Blitz, realizado na quarta-feira, (23). Em 9º lugar, IM César Umetsubo, de Florianópolis, somou 8 pontos e em 10º lugar, Guilherme Deola Borges, de Lacerdópolis, também conquistou 8 pontos e foi campeão da categoria 2200 de rating FIDE. Danieli de Melo, de Itajaí foi a vice-campeã feminina com 6,5 pontos, seguida de Fabiola Campagnolo, de São Bento do Sul, 3ª colocada, com seis pontos. 

Classificação geral blitz: https://goo.gl/ZCnfzp

Destaques nas categorias 

Os catarinenses também foram destaques nas premiações por categoria e também na premiação de maiores delegações com Timbó e Blumenau. (Em breve lista dos destaques por categoria) 

Curso de Capacitação Pais e Professores

No domingo (20), primeiro dia de Floripa Chess Open 2019 foi realizada uma capacitação para pais e professores ministrada pelos Mestres Internacionais (IMs) César Umetsubo, e Leandro Perdomo, ambos professores em Florianópolis e Concórdia, respectivamente. Os participantes aprenderam conceitos de abertura, estratégia, tática e finais. Também foram abordadas metodologias especiais sobre pedagogia do ensino de xadrez e organização de torneios. 

Reunião FCX no Floripa Chess Open

No sábado (26), a diretoria da Federação Catarinense de Xadrez (FCX) realizou uma reunião de planejamento. Entre as novidades para 2019 está o retorno das quatro etapas classificatórias para as finais do catarinense blitz e rápido. Em breve também será divulgado o calendário das competições oficiais deste ano e mais ações para valorizar os enxadristas catarinenses. O presidente em exercício Arlan Guliani, em nome da diretoria, agradeceu a participação do ex-presidente Guilherme Deola Borges e do árbitro FIDE Luciano Rietter que auxiliaram no planejamento das ações para 2019. Arlan também participou da cerimônia de premiação no domingo e desejou uma ótima gestão para a nova diretoria da FCX.


Classificação geral torneio Open: 
https://goo.gl/Q3D1JL

4º lugar: GM Everaldo Matsuura, com 8 pontos;
6º lugar: IM Leandro Perdomo, Concórdia, com 8 pontos;
9º lugar: IM Cesar Hidemitsu Umetsubo, Florianópolis, com 8 pontos;

Feminino:

3º lugar feminino: WIM Kathiê Librelato, de Içara, com 6 pontos;
4º lugar feminino: Gabrieli de Melo, de Itajaí, também com seis pontos;
7º lugar feminino: WFM Suzana Chang, com seis pontos;
9º lugar feminino: Fabiola Campagnolo, de São Bento do Sul, com seis pontos;
10º lugar feminino WIM Larissa Ichimura, de Itajaí, com 5,5 pontos;
11º lugar feminino Tainá Durante, de Concórdia com 5,5 pontos;
15º lugar feminino, Julia Rodio, de Concórdia, com 5 pontos.


Texto:
Liziane Nathália Vicenzi
Jornalista MTB 0006142/SC
Assessoria de Imprensa FCX
Fotos: Lizi Vicenzi, Sérgio Vignes, Elisangela Filgueiras

Veja também

Final de semana movimentado em SC!15/06/22 O final de semana de 10 a 12 de junho foi movimentadíssimo para o xadrez catarinense! Em Joaçaba, o IRT Scherer Cidade de Joaçaba sub-2200, e em Rio Negrinho, o VI Circuito IRT sub-2400 Taça Ensino Médio Campeão Colégio Froebel. Em Joaçaba, o evento contou com 53 enxadristas de oito cidades. Foram ao todo 6 rodadas disputadas com Eduardo Peroza sagrando-se......

Voltar para (Novidades)

FCX - Federação Catarinense de Xadrez
R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC