Postado em 31 de Janeiro às 17h36

Xadrez Catarinense conta com novo titulado

Destaques em S.Catarina (34)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX FCX parabeniza título de Árbitro Nacional (AN) de Luciano Rietter O ano começou positivo para o xadrez catarinense. Luciano Rietter, de Massaranduba, recebeu a...

FCX parabeniza título de Árbitro Nacional (AN) de Luciano Rietter

O ano começou positivo para o xadrez catarinense. Luciano Rietter, de Massaranduba, recebeu a homologação do título de Árbitro Nacional de Xadrez (AN) da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). Depois dessa conquista, Luciano já se prepara para avançar na carreira como Árbitro FIDE e Organizador Internacional. 

Luciano começou a carreira de árbitro em 2014 por meio do Projeto “Xeque-Mate”, em Massaranduba, local onde mora. A iniciativa foi para auxiliar na organização dos torneios para novos alunos. Conforme Luciano, nesses anos de experiência como árbitro vivenciou torneios marcantes como o Aberto do Brasil de Três Barras em Canoinhas, quando ainda era AA, o Campeonato Sul Brasileiro Juvenil em Ivoti (RS) e o Aberto do Brasil de Rápido e Blitz de Nova Petrópolis (RS), já na categoria de AR. “Além destes, Florianópolis é uma cidade que respira xadrez o ano todo e tive a felicidade de arbitrar alguns torneios, como o 3º Floripa Chess Open, que foi o maior aberto do Brasil da história”, destacou.

De acordo com Luciano, a titulação representa alegria e satisfação pessoal. O árbitro ressalta a contribuição de demais árbitros do país e incentivo de amigos e familiares para a obtenção do título. “Eu estudei e trabalhei para melhorar meu conhecimento e tenho que agradecer a todos os árbitros que moldaram o meu jeito de arbitrar, debatendo questões de arbitragem e propondo melhorias”, ressalta.

Luciano está na fase de conclusão do curso de Engenharia Elétrica na FURB e pretende atuar na área. Mesmo assim, não deixará a arbitragem. “Arbitrar torneios significa manter contato com as pessoas incríveis que conheci ao longo dessa caminhada e é um dos motivos pelo qual busquei evoluir”, salienta Luciano.

As metas para o futuro incluem obter o título de Árbitro FIDE (AF), e o título de Organizador Internacional (IO), além de organizar torneios em nível internacional. “Espero contar com o apoio de outras pessoas mais experientes para que juntos façamos o xadrez melhorar cada vez mais. Quero ajudar a proporcionar mais visibilidade e credibilidade ao nosso esporte, afinal, somos uma família”, reforça Luciano.

Segundo o Presidente da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Guilherme Deola Borges, o título de Luciano foi comemorado por toda a diretoria da Federação. "O Rietter além de ser excelente profissional, é carismático. Ele se enquadra bem em qualquer equipe de trabalho, os jogadores lhe respeitam e no Swiss-Manager é um gênio. É com grande alegria que comemoramos o seu título de Árbitro Nacional, que é uma conquista muito merecida”, destaca Guilherme.


Liziane N. Vicenzi
Jornalista MTB 0006142/SC
Assessoria de Imprensa - FCX

Guilherme Deola Borges - Presidente FCX

Veja também

Convocação de Assembleia da FCX07/07/17 A Federação Catarinense de Xadrez - FCX convoca seus filiados para participarem da Assembleia Geral Ordinária que acontecerá no dia 22 de julho após o Congresso Técnico dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, o qual iniciará às 14h em Caçador-SC, com a seguinte ordem do dia:  1 - Prestação de Contas da gestão 2015/2016;......
Atleta de Criciúma recebe título de Candidata a Mestre da Federação Internacional de Xadrez (Fide)12/01/17Jovem promessa: Mirela foi campeã Sulamericana de Xadrez até oito anos em torneio disputado no Chile FCX – Natural de Criciúma, sul do estado catarinense, Mirela Pedro Tereza, de apenas oito anos, foi atleta revelação da cidade no ano de 2016. Treinada pelo professor Evandro Bitencourt que ministra aulas na Associação......

Voltar para (Novidades)

FCX - Federação Catarinense de Xadrez
R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC