Postado em 31 de Janeiro de 2018 às 17h36

Xadrez Catarinense conta com novo titulado

Destaques em S.Catarina (90)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX FCX parabeniza título de Árbitro Nacional (AN) de Luciano Rietter O ano começou positivo para o xadrez catarinense. Luciano Rietter, de Massaranduba, recebeu a...

FCX parabeniza título de Árbitro Nacional (AN) de Luciano Rietter

O ano começou positivo para o xadrez catarinense. Luciano Rietter, de Massaranduba, recebeu a homologação do título de Árbitro Nacional de Xadrez (AN) da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). Depois dessa conquista, Luciano já se prepara para avançar na carreira como Árbitro FIDE e Organizador Internacional. 

Luciano começou a carreira de árbitro em 2014 por meio do Projeto “Xeque-Mate”, em Massaranduba, local onde mora. A iniciativa foi para auxiliar na organização dos torneios para novos alunos. Conforme Luciano, nesses anos de experiência como árbitro vivenciou torneios marcantes como o Aberto do Brasil de Três Barras em Canoinhas, quando ainda era AA, o Campeonato Sul Brasileiro Juvenil em Ivoti (RS) e o Aberto do Brasil de Rápido e Blitz de Nova Petrópolis (RS), já na categoria de AR. “Além destes, Florianópolis é uma cidade que respira xadrez o ano todo e tive a felicidade de arbitrar alguns torneios, como o 3º Floripa Chess Open, que foi o maior aberto do Brasil da história”, destacou.

De acordo com Luciano, a titulação representa alegria e satisfação pessoal. O árbitro ressalta a contribuição de demais árbitros do país e incentivo de amigos e familiares para a obtenção do título. “Eu estudei e trabalhei para melhorar meu conhecimento e tenho que agradecer a todos os árbitros que moldaram o meu jeito de arbitrar, debatendo questões de arbitragem e propondo melhorias”, ressalta.

Luciano está na fase de conclusão do curso de Engenharia Elétrica na FURB e pretende atuar na área. Mesmo assim, não deixará a arbitragem. “Arbitrar torneios significa manter contato com as pessoas incríveis que conheci ao longo dessa caminhada e é um dos motivos pelo qual busquei evoluir”, salienta Luciano.

As metas para o futuro incluem obter o título de Árbitro FIDE (AF), e o título de Organizador Internacional (IO), além de organizar torneios em nível internacional. “Espero contar com o apoio de outras pessoas mais experientes para que juntos façamos o xadrez melhorar cada vez mais. Quero ajudar a proporcionar mais visibilidade e credibilidade ao nosso esporte, afinal, somos uma família”, reforça Luciano.

Segundo o Presidente da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Guilherme Deola Borges, o título de Luciano foi comemorado por toda a diretoria da Federação. "O Rietter além de ser excelente profissional, é carismático. Ele se enquadra bem em qualquer equipe de trabalho, os jogadores lhe respeitam e no Swiss-Manager é um gênio. É com grande alegria que comemoramos o seu título de Árbitro Nacional, que é uma conquista muito merecida”, destaca Guilherme.


Liziane N. Vicenzi
Jornalista MTB 0006142/SC
Assessoria de Imprensa - FCX

Guilherme Deola Borges - Presidente FCX

Veja também

FCX parabeniza conquistas de títulos de três árbitros catarinenses07/05/18Elana de Souza, Luciano Rietter e Cleber Padoin avançaram nas titulações internacionais de arbitragem A Federação Catarinense de Xadrez, FCX, comemorou a conquista de três árbitros catarinenses que receberam títulos concedidos pela "FIDE Presidential Board”, relativos ao primeiro trimestre do ano. Elana Silva de Souza, de Florianópolis e Cleber Padoin, de Forquilinha, receberam os títulos de Árbitros Internacionais (AI). Luciano Rietter, de......

Voltar para (Novidades)

FCX - Federação Catarinense de Xadrez
R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC