Postado em 25 de Fevereiro às 22h22

WIM Kathiê Goulart Librelato é vice-campeã brasileira de Xadrez Feminino

Destaques no Brasil (15)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX A WIM Kathiê Goulart Librelato, da ACX Içara conquistou o título de Vice-campeã Brasileira de Xadrez Feminino na tarde desta segunda-feira (25). A atleta disputou o match da final...

A WIM Kathiê Goulart Librelato, da ACX Içara conquistou o título de Vice-campeã Brasileira de Xadrez Feminino na tarde desta segunda-feira (25). A atleta disputou o match da final do 58º Campeonato Brasileiro Feminino (válido pela edição de 2018) em seis partidas contra a FM Juliana Sayumi Terao, de São Paulo, desde o dia 22 de fevereiro no Clube de Xadrez Guanabara, no Rio de Janeiro - RJ. 

A catarinense perdia o match por 2 a 0 e demonstrou muita garra ao conseguir empatar e vencer as duas últimas partidas do ritmo de xadrez pensado. O desempate começou na manhã de hoje, em ritmo de xadrez rápido, com a vitória de Juliana. Na segunda partida do desempate, Kathiê chegou a estar muito superior na partida, mas empatou com Juliana, que com o resultado tornou-se pentacampeã brasileira de xadrez feminino (2012, 2015, 2016, 2017 e 2018). Conforme informações do site da Confederação Brasileira de Xadrez - CBX, a campeã recebeu R$3.300 e a vice-campeã R$1.650, mais troféus.

Kathiê conquistou a vaga para o match da final após vencer a WFM Julia Alboredo na semifinal, por 2,5 a 1,5. Nas quartas de final, Kathiê venceu Thauane de Medeiros por 1,5 a 0,5 e nas oitavas de final garantiu a classificação após vencer Julia Vieira por 2 a 0. 

Kathiê destacou o apoio do técnico Claudionor Pirola e a experiência adquirida na competição. "Estou muito feliz com o vice-campeonato. Acredito que tenha crescido tecnicamente da última final para essa e isso é o mais legal para mim, mostrando que o treinamento tem que continuar. Não sei se o novo formato eliminatório é o melhor, acredito na necessidade de um estudo conjunto, mas com certeza mexeu com o psicológico de todas, então não faltou emoção na final. Depois das duas derrotas seguidas, foi muito importante o apoio que recebi, principalmente da torcida içarense e do meu técnico, Claudionor, que me manteve calma para buscar o empate. Deixo registrado o meu agradecimento a todos que vibraram comigo", destaca Kathiê. 

A Diretoria da FCX parabeniza todo o esforço da atleta, garra e determinação ao conseguir disputar o match da final, chegando muito perto da conquista do título. Além de Kathiê, a diretoria parabeniza as demais catarinenses que disputaram as oitavas de final da competição, Karina Daniela Kanzler Ferreira, Amanda Carolina de Mello e a WIM Regina Ribeiro.

Resultados:
Link com as partidas no Chess 24: https://bit.ly/2GUhP0L
Classificação final e demais partidas: https://bit.ly/2txHnc8
Crédito das fotos: CBX, Joaquim Dedeus, Karina Kanzler, Marco Aurélio da Silva Júnior, cbx,org.br. 
Texto: Lizi Vicenzi - Jornalista MTB 0006142/SC - Assessoria de Imprensa FCX

Veja também

Massaranduba realiza terceira edição da Copa Pedro Aleixo de Xadrez 201717/03/17 No próximo sábado (25) será realizado no município de Massaranduba, a terceira edição da Copa Pedro Aleixo de Xadrez. O evento é uma iniciativa da Escola Pedro Aleixo e do Centro de Treinamento Pró-Esporte (CTPE), através do Projeto Xeque-Mate. A ação também conta com a parceria do Laboratório de Educação......
FENAJ 2017 será realizado em Itajaí03/04/17 Campeões do FECAJ contarão com as despesas pagas pela Federação Catarinense de Xadrez para participar da competição Atletas com idade até 18 anos poderão participar do Campeonato Brasileiro da......

Voltar para (Novidades)

FCX - Federação Catarinense de Xadrez
R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC