Postado em 29 de Abril de 2020 às 16h37

MF Guilherme de Borba é campeão da Copa Sudamérica Online

Destaques no Brasil (41)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX O Mestre FIDE (FM) Guilherme de Borba, de Blumenau, foi campeão da Copa Sudamérica Online, realizada nesta última semana pela plataforma Lichess. Organizada pelo FM Tomas Kapitanchuk...

O Mestre FIDE (FM) Guilherme de Borba, de Blumenau, foi campeão da Copa Sudamérica Online, realizada nesta última semana pela plataforma Lichess. Organizada pelo FM Tomas Kapitanchuk (Argentina) e pelo FM Flavio Gonzales Curse (Peru), a competição reuniu oito jogadores da América do Sul, sendo seis Mestres Fide.

Para ser campeão, Guilherme passou pelo FM Renzo Rengifo Blancas (Peru) nas quartas-de-finais. Pelo FM Flavio Gonzales Curse (Peru) nas semifinais. E na final venceu o match contra o FM Tomas Kapitanchuk (Argentina) pelo placar de 4,5 a 2,5.

O torneio tinha como objetivo promover o desenvolvimento do xadrez durante o período de isolamento social. “Os enxadristas já estão acostumados a treinarem em casa com programas de computador e livros, e para jogar houve uma crescente muito boa nas plataformas digitais. Então de modo geral creio que o xadrez não foi afetado”, disse o catarinense sobre a competição ser jogada online.

As partidas foram jogadas no ritmo de três minutos com acréscimo de dois segundos por lance. O jogador que chegasse a 4,5 pontos primeiro passava para a próxima fase. “O torneio estava muito forte e não sou muito acostumado a jogar pela internet, o que me deixou feliz com o resultado, pois sinceramente eu não esperava”, analisou Guilherme. “Optei por sistemas que possibilitam jogar mais rápido e guardar o tempo para as situações mais críticas e deu muito certo”, completou.

Texto escrito por: Marco Aurélio da Silva Júnior

Foto: divulgação Facebook 

Veja também

Equipe SC na Gymnasíade29/03/22 Está acontecendo em Aracaju-SE a Seletiva Nacional do Gymnasíade, maior competição escolar do mundo, envolvendo as mais diversas modalidades. A equipe que representa Santa Catarina foi convocada pela FCDE - Federação Catarinense de Desporto Escolar. Os convocados são de Jaraguá do Sul, Fraiburgo, Braço do Norte, Criciúma e Concórdia,......

Voltar para (Novidades)

FCX - Federação Catarinense de Xadrez
R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC