Postado em 17 de Setembro de 2019 às 11h00

Delegação Catarinense disputará Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar em Caxambu-MG

Destaques em S.Catarina (90)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Mais de 30 alunos de Santa Catarina vão disputar o título brasileiro de xadrez escolar nos próximos dias 20 a 22 de setembro em Caxambu-MG. A delegação catarinense é...

Mais de 30 alunos de Santa Catarina vão disputar o título brasileiro de xadrez escolar nos próximos dias 20 a 22 de setembro em Caxambu-MG. A delegação catarinense é composta por pais, professores, jogadores e demais profissionais da comissão técnica dos municípios de Blumenau, Brusque, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Lages e Penha. A caravana foi organizada pela professora e técnica do Clube de Xadrez de Blumenau (CXB), WIM Regina Ribeiro com o apoio da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Movimento Educacional de Xadrez Escolar (MEXE) e Colégio Bom Jesus Santo Antônio.

O Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar premiará os melhores jogadores do Brasil da Pré-escola, do primeiro ao nono ano do ensino fundamental e do primeiro ao terceiro ano do ensino médio nos naipes masculino e feminino bem como as melhores escolas de 2019. A delegação catarinense em 2019 contará com três técnicos, a WIM Regina Ribeiro, o MF Charles Gauche e o MN Daniel Brandão Mariani além de outros professores que estarão presentes como os professores de Florianópolis MI César Umetsubo e o Fide Instructor (FI) e Organizador Internacional (IO) Marcelo Nascimento Pomar. Também integrarão a equipe catarinense a Coordenadora Responsável pela delegação, Doutora Ana Beatriz Ferraz Bonecher, a Psicóloga Bruna Fernanda Kleine, a Jornalista da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Liziane Nathália Vicenzi e a Mestre em Educação Física e Doutora em Gerontologia, Juliana Brandão.

De acordo com o presidente da FCX, Marcelo Pomar, a Federação busca o incentivo dos alunos em competições nacionais e a delegação catarinense também fortalece a união entre os jogadores do mesmo estado. “A Federação Catarinense de Xadrez participa dessa iniciativa para incentivar o desenvolvimento do xadrez na base, porque é ele que garante o futuro do nosso esporte", reforça o Presidente da FCX, Marcelo Pomar. 

Conforme a organizadora da delegação e técnica em Blumenau, WIM Regina Ribeiro, a expectativa para a viagem é grande já que o projeto começou humilde e se tornou uma caravana especial. “Todos os anos os alunos de Blumenau participam do Campeonato Brasileiro Escolar, mas em 2019 o Colégio Bom Jesus Santo Antônio completou 30 anos de Escolinha e aí surgiu essa possibilidade de reunirmos todos os alunos do Bom Jesus e da Secretaria Municipal de Esportes de Blumenau para que participássemos do maior evento escolar do Brasil. Esse movimento de caravana é muito significativo porque todos aprendem muito além de proporcionar oportunidades para enxadristas novos, para aqueles que querem aprender mais e mais xadrez já que somos todos uma família”, reforça Regina. 

Seja qual for a modalidade praticada, a oportunidade de jogar um campeonato Brasileiro Escolar é uma experiência muito rica para o desenvolvimento pessoal e esportivo do atleta. A afirmação é da Psicóloga Bruna Fernanda Kleine que acompanhará a delegação e oferecerá apoio psicológico aos alunos. “É inevitável que alguns medos e ansiedades se sobressaltem nessa etapa da caminhada esportiva dos atletas. Para amenizar essas reações é possível utilizar o recurso da imaginação. O atleta pode visualizar-se percorrendo o caminho necessário até o local de jogos, preparando-se na sua mesa, conversando com seus colegas e de fato jogando a partida. Para os seus acompanhantes a postura ao assistir as partidas é de extrema importância. Manter a calma tanto em situações positivas quanto negativas, interessando-se pelo seu esforço e não pelo seu resultado”, afirma a Psicóloga. 

Patrocinadores

Até o momento, os apoiadores da delegação são a Federação Catarinense de Xadrez (FCX), o Colégio Bom Jesus Santo Antônio, o Clube de Xadrez de Blumenau (CXB), o Movimento Educacional de Xadrez Escolar (MEXE), a 100% Xadrez, Executivo Transportes, Flytour, Yázigi, Domínio Contabilidade, G3MR Ar Comprimido, Pingo Lelê, Tintauto, Revivescer e DLB.

O grupo catarinense também será apoiado pela Dopel, Solarsou, Clínica Doutor Paulo de Oftalmologia, Torresul, Postos 7, Sabor Imperial, H Soldas, Container Cultural, Supera, TMX, Mega Dog, AC PRIME, Ditrich Clinica, Blulivro, Furbo Uniformes, Copimagem, Relojoaria e Ótica Universal e Printblu Impressoras.

Liziane Nathália Vicenz - Jornalista MTB 0006142/SC - Assessoria de Imprensa FCX

  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

Veja também

Criciúma Chess Open 202303/12/22 O xadrez criciumense, por intermédio da Associação Sul Catarinense de Xadrez (ACX-Criciúma) e Fundação Municipal de Esportes (FME-Criciúma), convida todos os enxadristas para participarem do Criciúma Chess Open 2023 e do Criciúma Blitz 2023  que será realizado em Criciúma/SC entre os dias 13 (sexta-feira) e 19 de janeiro......

Voltar para (Novidades)

FCX - Federação Catarinense de Xadrez
R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC