Postado em 08 de Maio às 14h27

Clube de Xadrez de Chapecó representa universidade e enfrentará equipe de Xadrez dos Estados Unidos

Destaques Internacionais (7)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX “O xadrez é o jogo mais antigo e universal que se conhece entre os homens”. Essa frase foi proferida por Benjamin Franklin ao escrever a “Moral do Xadrez” publicada pela...

“O xadrez é o jogo mais antigo e universal que se conhece entre os homens”. Essa frase foi proferida por Benjamin Franklin ao escrever a “Moral do Xadrez” publicada pela primeira vez em 1786. Um jogo clássico que tem sido adaptado durante a pandemia do Covid-19. Torneios e disputa de matches onlines têm acontecido com frequência. Ao seguir essa alternativa, o Clube de Xadrez de Chapecó vai representar a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e enfrentará a equipe de Xadrez “Chess Club” da Florida International University.

O confronto está marcado para este sábado (09), às 21h pela plataforma Lichess. Ao todo, 16 enxadristas enfrentarão outros 16 jogadores do time dos Estados Unidos, em duas partidas com cores alternadas e ritmo de tempo de três minutos com dois segundos de acréscimo por lance. A equipe vencedora será a que somar mais pontos a partir dos resultados individuais dos enxadristas. 

“A Unochapecó vai enfrentar uma das melhores Universidades dos Estados Unidos. A instituição tem uma equipe de xadrez, como é bastante comum no país. Acredito que será um evento muito bacana porque estamos abrangendo todos os públicos. Agora iremos enfrentar a equipe oficial de Xadrez de uma prestigiada universidade dos Estados Unidos que recebe muitos estudantes do mundo todo, tanto que na lista deles temos jogadores Argentinos, Espanhóis, Cubanos, Mexicanos e Colombianos. Esse intercâmbio é fundamental para motivar os atletas”, destaca o Professor de Xadrez e um dos organizadores do confronto, Mestre Internacional Leandro Perdomo. 

O Presidente do Clube de Xadrez de Chapecó, Ernani Zottis, aponta os benefícios da iniciativa. “O Xadrez está crescendo muito nesse período pois é um esporte que pode ser praticado online. Estamos realizando vários matches e esse em especial estaremos representando a Unochapecó. Além de colocar em prática nossos conhecimentos é uma excelente oportunidade de integração entre os atletas”, reforça o Presidente. 

Nas últimas semanas, a equipe de xadrez de Chapecó já enfrentou jogadores do Clube de Ajedrez Jaque Mate de Buenos Aires, Clube de Xadrez de Goiás, Escola Xadrez Porto, de Portugal, equipe de Xadrez do River Plate e Club de Ajedrez de Posadas. Além da plataforma oficial, as partidas serão transmitidas e comentadas ao vivo no canal do Clube de Xadrez de Chapecó no youtube.

Liziane Nathália Vicenzi
Jornalista - MTB 6142 
Assessoria de Comunicação da Federação Catarinense de Xadrez (FCX)

Veja também

Catarinenses disputam o Portugal Open 2020 em Lisboa03/02 Santa Catarina está presente mais uma vez em Lisboa!  Com organização impecável da Federação Portuguesa de Xadrez – FPX e arbitragem do AI Carlos Oliveira Dias, o evento é um sucesso com 216 inscritos, de 33 países. Entre eles jogaram o MN Guilherme Deola Borges e o AF Luciano Rietter (isso mesmo, jogando!). É a estreia do Luciano como......

Voltar para (Novidades)

FCX - Federação Catarinense de Xadrez
R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC