
Disputar o primeiro torneio aos cinco anos de idade e ser campeão estadual de categorias por sete vezes. Esses são alguns dos feitos do enxadrista Concordiense Eduardo Akio Yamamoto, de 27 anos, que teve o título de Mestre Nacional (MN) homologado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). O professor da atual campeã brasileira sub 18, Eduarda Pasqualotto Weber, ultrapassou a barreira de 2200 de rating além dos requisitos necessários e recebeu a titulação inédita para o município do Oeste de Santa Catarina.
Até alcançar o rating para a homologação, Eduardo foi destaque em Santa Catarina e no Brasil. Conquistou o primeiro lugar nos estaduais do Festival Catarinense da Criança em 1997, 1998, 2000, 2001 e 2004; e no Festival Catarinense da Juventude (FECAJ) em 2006 e 2008).Também foi vice-campeão Sul Americano, em 2007, na Argentina. O enxadrista também destaca as conquistas em equipe, como os títulos em três edições dos Jogos da Juventude Catarinense (OLESC) em 2003, 2005 e 2006, além de duas edições dos Joguinhos Abertos em 2004 e 2006. Também foi campeão dos Jogos Universitários Catarinenses em 2008 e dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), em 2010.
Professor no Clube Concordiense de Xadrez (CCX), Eduardo destaca que tem sido gratificante ensinar e acompanhar a evolução dos atletas. “A cada conquista dos alunos sinto-me recompensado. Busco passar para os menores que vivenciar o xadrez é uma experiência única e vai além do conhecimento enxadrístico adquirido. Proporciona amadurecimento e amizades duradouras”, afirma o atleta.
A conquista do título é um marco na vida do enxadrista e na história do Xadrez Concordiense. “É algo inédito e pode ser inspiração à nova geração de enxadristas da cidade. Estou muito feliz e honrado de ter conquistado o título de Mestre Nacional. Agradeço o apoio que meus pais e da minha namorada. O título veio para coroar os resultados que obtive na volta aos torneios e recompensar o tempo que dediquei ao longo da vida como jogador. Não digo que meus objetivos como jogador acabaram totalmente, mas tenho a sensação de que minha maior meta foi cumprida”, finaliza Yamamoto.
Site com a homologação do título: http://www.cbx.org.br/comunicado/2151/comunicado-cbx-n-402017-eduardo-akio-yamamoto-sc-novo-mestre-nacional
Crédito da foto: Blog do NEXT
Liziane Nathália Vicenzi
Assessora de Imprensa da FCX
lizivicenzi@gmail.com
Guilherme Deola Borges
Presidente da FCX